A arquiteta iraquiana Zaha Hadid ao lado dos escritórios Hopkins Architects, Studio Weave, Eric Parry Architects, ADAM Architecture e Allford Hall Monaghan Morris (AHMM) desenharam fontes d’água a serem implantadas em diferentes locais de Londres.
O projeto foi idealizado pela publicação britânica Architects’ Journal e a empresa Turkishceramics. Todas as seis fontes vão incorporar elementos de cerâmica turca, em referência aos tradicionais quiosques de mármore espalhados pela Turquia no século 17, durante o Império Otomano.
O projeto de Hadid apresenta uma ampla cobertura em balanço, que se extende desde a base da fonte, formando um ciclo contínuo de água. “Os quiosques otomanos se tornavam pontos de encontro da comunidade e nossa proposta é traduzir essa característica para o uso contemporâneo”, afirmam os arquitetos.
O design criado pelo Studio Weave é formado por uma série de postes de água coloridos, que podem acomodar pequenas plantas, enquanto a estrutura de Eric Parry propõe que a fonte também incorpore uma banca de jornais ou loja de conveniência.
Já a fonte do Hopkins Architects se desdobra para formar um amplo toldo em contraste com o volume minimalista do escritório AHMM. Uma sequência de desenhos árabes marca a fonte, em estilo tradicional, criada pelos arquitetos do ADAM Architects.
Antes de serem instaladas, as fontes ficarão expostas na galeria do Building Centre, a partir do dia 21 de fevereiro até 14 de março.