Graduada em matemática pela Universidade Americana de Beirute, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid venceu o concurso público para projetar uma nova galeria, dentro do Science Museum de Londres, dedicada à história da matemática desde o século 17 até a atualidade.
Explorando “as diversas influências da matemática no cotidiano”, o projeto faz parte de um plano de revitalização do museu londrino, cotado em 60 milhões de libras esterlinas. O ponto central do espaço será ocupado pela aeronave experimental Handley Page, construída em 1929 a partir de complexas equações interativas.
Os demais ambientes do museu foram concebidos como um túnel de vento, repleto de volumes e estruturas curvilíneas tridimensionais, que representam o campo de turbulência aerodinâmica do protótipo bimotor.
A expectativa é que a nova galeria seja aberta oficialmente ao público em meados de 2016. “Vamos transformar conceitos matemáticos aparentemente abstratos em uma experiência interativa vibrante para visitantes de todas as idades”, afirmou a arquiteta em comunicado oficial.
Assista ao vídeo.