Webinário pauta transculturação arquitetônica e urbana entre Brasil, África e Europa

A partir de 30 de julho, a série acontece sempre às 18h das próximas cinco quintas-feiras. Participe!

“Arquitetura e Transculturação: Conexões Transatlânticas / 2020” é o nome da sequência de cinco encontros virtuais que se inicia em 30 de julho, às 18h, e se estende até 27 de agosto. Sempre no mesmo horário (de Brasília) e dia da semana (quintas-feiras), o evento traz palestrantes brasileiros, africanos e europeus para conversarem a respeito das transformações culturais provenientes do contato entre as três localidades.

As transmissões ocorrerão pelo canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda, ao fim de cada webinário será disponibilizado um link para um formulário de avaliação do evento, além de certificados para os palestrantes e participantes.

Confira a programação


Webinário #1 | “Arquitetura moderna – Brasil, Portugal e África” | 30/7, às 18h

Arquitetura moderna em África: Angola e Moçambique, pela Profª Ana Cristina Tostões – catedrática do IST-UL, coordenadora do Doutoramento em Arquitectura e do CITUA na mesma instituição e presidente do DOCOMOMO internacional, (sigla em inglês da organização não governamental denominada Documentation and Conservation of building, sites and neighbourhoods of the Modern Movement, que objetiva documentar e preservar criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins).

Casino Park Hotel (1966): conexões modernas transatlânticas, pelo Prof. Ricardo Alexandre Paiva – do DAUD e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da UFC, coordenador do LOCAU e do Núcleo DOCOMOMO Ceará em 2020.

Webinário #2 | “Patrimônio e conservação – Brasil, Itália e África” | 6/8, às 18h
Convidados
Renata Campello Cabral – Profª. do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mário Fundaró, Prof. do DAUD-UFC/LOCAU.

Webinário #3 | “Patrimônio urbano e arquitetônico – Brasil e Portugal” | 13/8, às 18h
Convidados
Profª. Joana Nunes, do CITUA-IST-UL; Prof. Márcio Rodrigo Coêlho de Carvalho, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Webinário #4 | “História e patrimônio – Brasil, Itália e Portugal” | 20/8, às 18h
Convidados
Profª. Elisa Pegorin, do CITUA-IST-UL; Prof. Marcus Vinicius Dantas de Queiroz, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Webinário #5 | “Planejamento e projeto na África” | 27/8, às 18h
Convidados
Beker Sousa, arquiteto graduado pela UFC e consultor da JS-CV Construções e Investimentos, de Cabo Verde; Helder Pereira, arquiteto formado pela Universidade de Tecnologia de Queensland e sócio fundador do Atelier Mulemba, em Angola.

 

* A realização do evento é feita pelo Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LOCAU), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Doutoramento em Arquitectura e o Center for Innovation in Territory, Urbanism, and Architecture (CITUA) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL).