Game testa seus conhecimentos de arquitetura e urbanismo

Jogadores do Block'hood lidam com desafios ambientais, sociais e econômicos para a construção de novos bairros

Block’hood é um simulador de construção de bairros, que pode ajudar os profissionais e o público a entender os desafios das cidades contemporâneas.

Siga-nos no Facebook

De acordo com seu criador, o arquiteto e desenvolver de jogos chileno José Sanchez, os arquitetos têm sido treinados para pensar apenas em escalas locais. “Mas hoje estamos diante de questões globais e precisamos de novas ferramentas para lidar com um novo tipo de escala: a planetária. Ao usar jogos, podemos envolver uma audiência global nos problemas que a arquitetura está enfrentando”, declarou Sanchez ao site Deezen.

Desenvolvido pelo estúdio Plethora Project, o simulador funciona a partir de 96 blocos interdependentes e pré-definidos. Cada bloco tem requisitos diferentes para criar um bairro sustentável, que vão desde elementos arquitetônicos como apartamentos, lojas, recursos naturais, incluindo árvores e arbustos, até fontes de energia como turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos.

Para que funcionem, os blocos precisam de entradas e saídas. Por exemplo, uma árvore necessita de água para criar oxigênio, assim como uma loja precisa de consumidores para criar dinheiro.

Os jogadores devem levar em conta o meio ambiente, bem como fatores sociais e econômicos.

Atuando também como professor assistente na Universidade de Escola de Arquitetura do sul da Califórnia, em Los Angeles, Sanchez acredita que no futuro videogames irão se tornar ferramentas para entender questões de design urbano, e para incentivar a colaboração entre profissionais e comunidades.

Veja o trailer do jogo: