Após sua inauguração, no dia 15 de maio, o National September 11 Memorial Museum ganhou um um vídeo em stop motion, que documenta todo o processo de construção do memorial em homenagem aos sobreviventes e vítimas do ataque terrorista ao World Trade Center em 2001.
NY inaugura memorial do 11.09, projeto do Snøhetta
A captura de imagens dos 4617 dias de obras, bem como a edição do vídeo, foram realizadas pelo fundador da empresa multimídia Earthcam, Brian Cury. Dias após a queda das torres gêmeas, o empresário instalou uma câmera no local a fim de registrar os esforços das equipes de resgate. Quando as missões acabaram, Cury decidiu instalar outras câmeras para acompanhar a reconstrução do local.
Desenvolvido pelos arquitetos do escritório norueguês Snøhetta,o memorial conta com um volume levemente inclinado, criando um ponto de acesso coberto para as galerias subterrâneas, que levam os visitantes à fundação do WTC.
Polêmico, o projeto incorpora duas colunas estruturais resgatadas das torres originais, que podem ser vistas do lado de fora do memorial através da fachada translúcida.
Confira abaixo o documentário.