Um verão de arquitetura e design em Boisbuchet, na França

Programa de workshops traz ao centro da França alguns dos principais nomes do design e da arquitetura até meados de setembro. Esta semana foi a vez de Marcelo Rosenbaum e Maria Blaisse conduzirem participantes de todo o mundo pelo seu processo de experimentação e criação.

O Domaine de Boisbuchet, uma propriedade cuja história remonta ao século XVI, foi adquirida em 1986 pelo colecionador, curador e fundador do Vitra Design Museum, Alexander von Vegesack. Desde então, o palácio e outros edifícios deste verdadeiro idílio rural entre Poitiers e Angoulême têm sido pacientemente restaurados e complementados com novas construções, que incluem antigos pavilhões japoneses e estruturas experimentais projetadas por arquitetos como Simón Vélez, Jörg Schlaich, Brücker & Brücker e Shigeru Ban.

Neste verão, o palácio acolhe a exposição Boro – o tecido da vida, uma extraordinária homenagem ao labor, frugalidade e artesania japoneses que só por si justifica uma visita a Boisbuchet. Cerca de 50 peças – quimonos, roupas de trabalho, capas de futon e outros têxteis – que foram laboriosamente costuradas à mão por camponeses japoneses entre 1850 e 1950 a partir de sobras de algodão tingido segundo a técnica tradicional de Boro encontram-se expostas pelas várias salas do palácio, ele mesmo uma ruína delicadamente conservada.

A maioria vem da coleção privada do galerista americano Stephen Szczepanek, que co-comissaria a exposição juntamente com Mathias Schwartz-Clauss, diretor artístico de Boisbuchet.

Os workshops desta semana foram liderados pelo brasileiro Marcelo Rosenbaum, que juntou o saber e a espiritualidade brasileiras com a inspiração da técnica japonesa do Boro, e a holandesa Maria Blaisse, que escolheu a cortiça portuguesa como a sua matéria de eleição para experiências de formas, volumes e até de performances.

Alguns outros designers e arquitetos, que até meados de setembro estarão à frente dos workshops em Boisbuchet, são: Anna Heringer (Alemanha), Peter Marigold (GRã-Bretanha), Ron Gilad (Israel), Freitag (Suíça), Marten Baas (Holanda), Tomás Alonso (Espanha), Pierre Favresse (França), Shin Azumi (Japão), Pedrita (Portugal), Sigga Heimis (Islândia) e Andrew Ondrejcak (EUA).

Para mais informações sobre como visitar e participar: http://boisbuchet.org

Texto: Frederico Duarte