© Divulgação

Vasap ganha prêmio internacional por design sustentável

Empresa brasileira é reconhecida na categoria de produtos para área externa no Loop Design Awards 2021, por converter recicláveis em vasos assinados pelo designer André Lenza

A transformação de lixo reciclável em vasos para área externa garantiu a colocação da empresa brasileira Vasap Design na categoria Outdoor Products Design do prêmio Loop Design Awards 2021, com a linha de vasos Karajá, assinada pelo designer convidado da marca, André Lenza.

A segunda edição do Loop Design Awards, que reúne jurados de diversos países do mundo, além de reconhecer as áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo, traz a premiação para design de produto, além de fotografia de arquitetura.

Nosso trabalho tem sido reconhecido aos olhos de críticos e júris mundiais e isso é muito gratificante, por tudo que desenvolvemos partindo da consciência e responsabilidade socioambiental para, então, chegar ao design. Só com a linha Karajá, esse já é o terceiro prêmio internacional que recebemos”, explica João Paulo Roriz, CEO da Vasap Design.

 

© Divulgação

 

A linha premiada Karajá também recebeu o prêmio Paris Design Awards 2021, na categoria Eco Design, destacando-se justamente pela inspiração em tribo homônima, ocupante das margens do Rio Araguaia – igualmente reconhecida pelo uso da cerâmica como elemento de expressão cultural.

Os vasos possuem variações de tamanho e foram produzidos em polietileno com material 100% reciclado e assinado pelo Studio André Lenza, com referências ao estado de Goiás e à cultura indígena, em peças desenvolvidas pela estética natural da cerâmica, mas com leveza e resistência do plástico.

 

© Divulgação

 

Sobre a Vasap Design

De origem goiana, a Vasap Design tem como principal característica a fabricação de vasos de jardim assinados por grandes nomes do design e arquitetura do Brasil, como Marcelo Rosenbaum, Zanini de Zanine, Alex Hanazaki, Maurício Arruda, Studio Fetiche e Leo Romano, que já assinam linhas para a marca, utilizando o polietileno (PE) 100% reciclado em todas as peças, com um trabalho criterioso de coleta de materiais e apoio de catadores para então criar a peça de design assinado.

O próximo passo da empresa é desenvolver linhas de produtos variados, como mobiliário e itens de decoração, uma vez que a matéria-prima, o polietileno (PE), um dos plásticos mais importantes da atualidade, assim como o processo industrial de rotomoldagem para a fabricação dos produtos, permitem vastas possibilidades de criação.