Vagas para automóveis viram mini-praças em São Paulo

Duas vagas de estacionamento em São Paulo serão transformadas, entre os dias 15 e 18 de agosto, em áreas de convívio. Uma das minipraças será montada na rua Amauri, no Itaim Bibi, e a outra na rua Maria Antônia, em Higienópolis.

A iniciativa é do Instituto Mobilidade Verde e o projeto é dos designers José Marton, Vanessa Espínola, Pedro Useche, Paulo Alves, SuperLimão Studio e André Cruz, todos ligados ao grupo Design OK, além de Helena Camargo e Guilherme Ortenblad.

O título do projeto – zona verde – faz um contraponto à Zona Azul, nome oficial dos espaços de estacionamento monitorados nas ruas de São Paulo.

Cada uma das praças terá bancos, vegetação, iluminação por energia solar e estacionamentos de bicicletas. Além disso, todos os materiais utilizados no projeto terão origem certificada.

A iniciativa faz parte da programação do Design Weekend, que acontece na capital paulista também entre os dias 15 e 18. Mas, em outubro, haverá uma segunda fase do Zona Verde, com mini-praças montadas em 20 diferentes pontos da cidade, como parte da Bienal de Arquitetura.