Até o dia 15 de junho, as instituições de ensino brasileiras poderão dar entrada no URBAN21 – concurso promovido pela revista PROJETO, com patrocínio da Alphaville Urbanismo – e indicar as respectivas equipes de estudantes, sendo no máximo duas por escola e com até dois orientadores cada. O prazo de inscrições, inicialmente até 1 de junho, foi prorrogado.
Em sua quarta edição, o maior concurso universitário de urbanismo do país tem como tema “Urbanismo é para todos”. “Este ano resolvemos dar um passo atrás e buscar difundir o conceito de urbanismo para toda a população, sob o mote de que o urbanismo deve ser democrático, para todos. Por isso, buscamos conversar nas ruas com personagens diversos, de variadas profissões e classes sociais, questionando-os a esse respeito”, explica Fernando Mungioli, publisher da PROJETO.
Confira abaixo os vídeos da 4ª edição do URBAN21, que questionou a população, os arquitetos e os estudantes da área sobre “O que é urbanismo?”:
O concurso tem como objetivos incentivar a prática do desenho urbano entre os estudantes universitários e premiar os projetos que se destacarem na proposição de soluções que valorizem e disseminem a fundamental importância dessa disciplina para o desenvolvimento sustentável das cidades.
As propostas encaminhadas pelas equipes inscritas deverão atender ao programa e às normas gerais de apresentação definidas, tais como: justificativa sobre a escolha da área; exposição da contribuição do projeto para o desenvolvimento urbano do município; equilíbrio entre habitação e oferta de trabalho; sistema de mobilidade compatível com o contexto; preservação ambiental; utilização racional dos recursos naturais; infraestrutura compatível com a oferta existente ou de implantação viável; e demonstrar capacidade de diálogo entre os setores público – privado.
A comissão julgadora, composta por cinco arquitetos e urbanistas fixos e mais um convidado, em 2018 recebe Adriana Levisky (Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana), Carlos Leite (Stuchi & Leite Projetos), Elisabete França (Studio2E Ideias Urbanas), Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetura e Urbanismo), Marcelo Willer (Alphaville Urbanismo) e o convidado Héctor Vigliecca (Vigliecca & Associados).
No dia 8 de outubro serão anunciados os cinco projetos finalistas, e, em novembro, será realizada a cerimônia de premiação e consequente divulgação da ordem classificatória. Os resultados finais serão publicados no site oficial do concurso, no portal ARCOweb, na revista PROJETO, dentre outros meios a serem definidos segundo o critério da comissão organizadora.
Além da entrega do troféu e diploma a todos os vencedores, o primeiro e segundo lugares receberão prêmios em dinheiro no valor bruto de R$ 10 mil e R$ 6 mil, respectivamente, e cada professor-orientador será laureado com um iPad mini e diploma. Os responsáveis pelos três projetos contemplados com menções honrosas também receberão diploma.
Os três primeiros colocados terão direito a um workshop de meio período, que será realizado na sede da Alphaville S/A, em São Paulo, antecedendo ao evento de premiação.
4º CONCURSO URBAN21
Inscrições de cursos e equipes até 15 de junho
Envio do projeto (equipes) até 7 de agosto
Fase de julgamento até 5 de outubro
Divulgação dos finalistas a partir de 8 de outubro – cerimônia e classificação final em novembro
Mais informações e inscrições no site oficial do concurso URBAN21