Desenvolvido pelo escritório holandês UNStudio, o Aeroporto Internacional de Kutaisi acaba de ser inaugurado, na Geórgia, região do Cáucaso, após dois anos de obras. O projeto englobou a construção de terminais de passageiro, escritórios, estação meteorológica, torre para controle de tráfego aéreo de 55 metros de altura, além do paisagismo e revisão da pista de pousos e decolagens.
Uma estrutura batizada de “guarda chuva” (umbrella, em inglês) funciona como ponto central para a disposição dos setores do aeroporto. O espaço transparente, que permite a vizualização da pista de embarque e das montanhas do Caucáso, é usado também para assegurar o fluxo adequado de passageiros, garantindo que movimentos de embarque e desembarque não coincidam.
A arquitetura do aeroporto faz referência à estrutura de portões de embarque, cujo design estrutural cria um volume abrangente. De acordo com Ben van Berkel, “o layout do novo terminal se foca na experiência do viajante, criando um aeroporto convidativo, seguro, transparente e intuitivo. O desejo de fornecer e comunicar tanto com visitantes internacionais quanto com a comunidade local é imperativo”.
Equipado com diversos elementos ecoeficientes, o complexo aeroportuário conta também com uma galeria de artes, que irá expor obras de artistas locais. Atualmente, a previsão é de que mais de um milhão de pessoas passem pelo terminal durante 2014.