Centro de Integração do Clube Curitibano © Marcelo Krelling

Últimos dias para inscrição no concurso que repensa Clube Curitibano

Promovido pelo Atelier 1901, o certame tem o objetivo de requalificar o maior clube social da capital paranaense e é aberto a profissionais e estudantes de arquitetura residentes em São Paulo, Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. O prazo de inscrições se estende até a próxima segunda-feira (15)

Arquitetos e estudantes de arquitetura dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão definir o projeto de revitalização de setor nobre do maior clube social de Curitiba, o famoso Clube Curitibano. Realizado pelo Atelier 1901 – escritório de arquitetura sediado na capital paranaense -, o concurso para a seleção dos projetos tem prazo limite para inscrições até a próxima segunda-feira, 15 de março, através do atelier1901.com.br.

Embora a participação seja livre a estudantes de Arquitetura e Urbanismo em qualquer período da graduação – desde que residentes em um dos quatro estados mencionados -, a restrição aumenta aos profissionais já concluintes do curso, pois só estarão aptos aqueles que tenham se formado há, no máximo, quatro anos.

Visto isso, conforme o edital, os participantes deverão propor o uso e a personalização de interiores da área de, aproximadamente, 600 metros quadrados da sede Getúlio Vargas, situada no bairro Água Verde, em Curitiba, composta pelos seguintes ambientes do Clube:

  1. Área parcial do Lounge superior do Centro de Integração (270 metros quadrados);
  2. Área total da Forneria/Restaurante no pavimento térreo do Centro de Integração (180 metros quadrados); e
  3. Área parcial do Salão de Eventos, também no pavimento térreo do Centro de Integração (210 metros quadrados).

Sabe-se que a área foi objeto de um estudo de viabilidade realizado por arquitetos incubados do Atelier 1901, em que foram considerados tanto a dinâmica dos sócios do clube quanto as necessidades do entorno da sede. Para a pesquisa, os incubados participaram de um workshop de Service Design (em português, “design de serviço”), que permitiu desenvolver as principais ideias para, ao final, chegar às diretrizes de revitalização do local, indicando possíveis usos e sugestão de modelos de negócios sustentáveis e tecnicamente viáveis.

Após encerradas as inscrições, todos os participantes terão acesso a tais levantamentos para o início da maratona criativa. Uma pré-seleção definirá os projetos que seguem no concurso e, já na fase final, uma série de workshops técnicos realizados por parceiros do Atelier 1901 auxiliará no refinamento das propostas, entre eles as marcas Cebrace Vidros, Coral, DecoreA, Hettich do Brasil, Hidroforma, Rocha & Barros Advogados Associados e Tintas Verginia. A escolhida, que também passa pelo crivo de direção e sócios do clube, receberá prêmio em dinheiro de R$ 10 mil e novamente o mesmo valor quando o projeto estiver em fase de execução. De acordo com o calendário, o resultado está previsto para o próximo 26 de abril.

Calendário

1.3 a 15.3 Período de Inscrições​

17.3 a 23.3 Desenvolvimento​

31.3 Dia de Capacitação Técnica​

5.4 a 12.4 Etapa II: Imersão​

12.4 Data limite para entrega final

15.4 Apresentação dos projetos para banca​

26.4 Divulgação do Projeto Vencedor

Saiba mais

Edital

atelier1901.com.br