Últimos dias para inscrição no 8ª Seminário DOCOMOMO São Paulo!

A atividade será realizada de maneira on-line, de 23 a 25 de agosto, sob a temática “A arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos”, buscando refletir e debater a evasão de importantes acervos e documentos da área. As inscrições vão até o próximo 13 de junho!

 

A Universidade Paulista (UNIP), em parceria com o Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Unidades de Vizinhança do Movimento Moderno – na sigla em Inglês, DOCOMOMO -, convida estudantes e já graduados em Arquitetura e Urbanismo para a apresentação de trabalhos na 8ª edição do Seminário Docomomo São Paulo 2022.

Com participação gratuita, a atividade acontecerá de 23 a 25 de agosto, de forma on-line, nos períodos vespertino e noturno, e terá como temática “A arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos”, buscando refletir e debater a evasão de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos.

Os eixos temáticos são:

  1. Instituições e a preservação dos acervos;
  2. Historiografia da arquitetura moderna e os acervos de arquitetura / e pesquisas de arquitetura moderna;
  3. Restauro e intervenções arquitetônicas e os acervos de arquitetura.

 

As inscrições dos trabalhos serão aceitas até o próximo 13 de junho, pelo link ao final, e seguirão, na sequência, a seguinte programação:

27 de junho Divulgação dos trabalhos selecionados.
11 de julho Limite para enviar a revisão dos trabalhos selecionados.
23 a 25 agosto Seminário Docomomo São Paulo

 

Sabe-se que o DOCOMOMO foi fundado na Holanda em 1988, uma instituição sem fins lucrativos que atualmente conta com representação em mais de 40 países. Seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas à preservação.

Com representação nacional desde 1995, o DOCOMOMO Brasil vem realizando seminários científicos bianuais, cujos resultados estão disponibilizados na rede mundial, constituindo um importante acervo do patrimônio moderno.

“A partir do reconhecimento do legado brasileiro para a arquitetura e urbanismo modernos e do crescente número de pesquisas acadêmicas sobre temas correlatos, os núcleos regionais (Brasília, Norte-Nordeste, Paraná́, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul) também organizam Seminários DOCOMOMO, regularmente. O Núcleo DOCOMOMO São Paulo, o primeiro a se estabelecer após a criação do DOCOMOMO Brasil, vem desde então promovendo inventários, debates, encontros, oficinas, workshops e seminários”, explicam os coordenadores Prof. Dr. Miguel Buzzar e a Profa. Dra. Mônica Junqueira de Camargo.

 

Acesse

Inscrições de trabalhos