Uma ampla amostra da produção de Arquitetura e Urbanismo brasileiros dos últimos anos está reunida na exposição virtual UIA2021RIO Expo, realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) como parte dos eventos programados para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em ponto máximo até a próxima quinta-feira (22).
Foram selecionadas 80 obras já edificadas, além de trabalhos de instituições de ensino e ações dos CAU/UFs e Distrito Federal, recorte (“Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”) que busca ressaltar o papel estratégico da Arquitetura e Urbanismo na sociedade, à medida em que são elementos estruturantes dos territórios e transformadores do ambiente construído.
A curadoria coube à arquiteta Evelise Grunow, editora-executiva da revista PROJETO, que venceu a chamada pública para editoras e revistas de Arquitetura e Urbanismo interessadas em organizar tal mostra.
Muita obra relevante ficou de fora da lista em nome da abrangência e variedade requeridas. Cada um a seu modo importante, o critério de desempate entre projetos foi o da diversidade do recorte. Na seleção que apresentamos, assim, há obras de todas as regiões do Brasil”, ressalva Evelise Grunow.
Os visitantes da mostra encontrarão trabalhos setorizados nas categorias Arquitetura residencial; Cultura, lazer, esporte e serviços; Edifícios corporativos; Edifícios Hospitalares; Escolas e universidades; Habitações sociais; Infraestrutura e Desenho Urbano; Institucionais; Paisagismo, Requalificação e Restauro; além de Ensino e Pesquisa – são 12 instituições representadas -; e Ações de nove CAU/UFs. Ainda assim, um painel instalado na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB/RJ) apresenta fotos que compõem a exposição.
Já o texto de apresentação recorda os ditos do ilustre arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador das maiores honrarias internacionais da categoria, entre eles o Pritzker 2006 e, mais recentemente, o Prêmio UIA 2021. Conforme suas palavras, “Você nunca está fazendo uma casa, está sempre fazendo a cidade”, diálogo fundamental para o êxito do trabalho do arquiteto, que “depende do pacto estabelecido com a sociedade em que se insere”, como afirma Gabriela de Matos, ativa protagonista da nova geração de profissionais e criadora do coletivo Arquitetas Negras.
Para conferir a mostra, basta o interessado acessar o hotsite www.caubr.gov.br/expouia2021rio.