Acaba de ser lançado o novo banco de dados da União Internacional de Arquitetos (UIA), a ‘Architectural Practice Around the World (APAW)’. Integrando o plano da Comissão de Prática Profissional da UIA (PPC), a iniciativa, como o próprio nome sugere, chega para coletar informações acerca da prática arquitetônica das Seções-Membro da União e colocá-las à disposição dos interessados em âmbito global.
O objetivo do APAW é oferecer informações confiáveis, atualizadas e acionáveis para qualquer pessoa que tenha em mãos uma conexão à Internet. Vemos que a ação representa a UIA no que melhor sabe fazer: usar o poder combinado de suas Seções-Membro para beneficiar o avanço da profissão de arquiteto internacionalmente”, pontua James Wright, Co-diretor PPC.
Sabe-se que a coleta de dados estará baseada, para cada país, em sete categorias principais:
- Estatísticas Gerais da profissão de arquiteto
- Prática Internacional, contendo informações sobre aspectos relevantes de empreendimentos internacionais
- Requisito de Licença, detalhando o desenvolvimento profissional, educação e processo de estágio
- Prática, com enfoque em atribuições à prática arquitetônica, bem como responsabilidade ou seguros de que precisam
- Aquisições, referente aos métodos de obtenção de comissões ou formas de cálculo de compensações justas
- Educação, lidando com padrões, estágio, provas e títulos
- Regulamento, referente a código de ética, propriedade intelectual, registro
As Seções-Membro da UIA são convidadas a preencher o banco de dados até 31 de janeiro de 2021, a partir do recebimento de um login e uma senha enviados diretamente para o endereço de e-mail cadastrado. A UIA também incentiva suas Seções-Membro a promoverem o banco de dados em seus próprios sites e plataformas de comunicação – quanto maior a divulgação, maior alcance e participação colaborativa. As Seções também receberão um guia do usuário para ajudá-las a acessar as perguntas e salvar suas respostas. Depois de submetidas para validação, as informações serão publicadas no front-end da plataforma APAW.
Vamos criar este banco de dados para a UIA para compartilhar a experiência da Prática Arquitetônica ao Redor do Mundo (APAW), promover o desenvolvimento sustentável, e contribuir para a realização do bem conjunto”, complementa Weimin Zhuang, Co-diretor PPC.
Vale dizer que a interface gráfica do novo site, alinhada com a do UIA, foi aprimorada para simplificar e acelerar a pesquisa e a navegação. O back-end da plataforma para uso das Seções-Membro possui um formulário on-line com apresentação descomplicada e estrutura de navegação simples. Sua visualização já está disponível em apaw.uia-architects.org e, em caso de dúvidas ou comentários, basta entrar em contato com a Secretaria da UIA através do: [email protected]