UFRJ promove encontro remoto com o arquiteto e urbanista Alfredo Brillembourg

Aberto ao público em geral, o evento acontece no próximo dia 13 de maio, às 18h, e falará, sobretudo, acerca de ‘Arquitetura Social’, marco na trajetória do profissional norte-americano

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza Aula Magna on-line de boas-vindas às turmas de 2021 com ministração pelo arquiteto e urbanista norte-americano Alfredo Brillembourg. O evento será aberto ao público interno e externo da instituição de ensino, com transmissão ao vivo no próximo dia 13 de maio, às 18h, via canal do YouTube do Proarq, e mediação pela coordenadora do Programa, professora Ethel Pinheiro.

Com trajetória marcada pela Arquitetura Social, Alfredo Brillembourg é bacharel em Arte e Arquitetura e mestre em Design Arquitetural pela Universidade Columbia, Nova Iorque. O arquiteto tem como foco a busca por soluções inovadoras a fim de responder a condições urbanas informais e mudanças populacionais em cidades de todo mundo.

Em parceria com o austríaco Hubert Klumpner, professor de Arquitetura e Urbanismo, Brillembourg fundou Urban Think Tank, localizado em Caracas, capital venezuelana. Interdisciplinar, o escritório trata de pesquisas de alto nível a respeito de ambientes contemporâneos complexos e, justamente pelo viés múltiplo de atuação, Brillembourg trilha caminhos para capacitação de arquitetos no combate à segregação e à desigualdade social e econômica.

 

Hoje temos ‘ilhas de riqueza’ e ‘guetos de pobreza’ em todo o mundo, que precisam ser rompidos. O arquiteto precisa expandir seu papel – talvez ele seja um pensador de sistemas, um designer estratégico”, comenta Brillembourg.

 

Abaixo o leitor encontra o player da transmissão ao vivo. Ative o “lembrete” e não deixe de participar!