Tributo a Paulo Mendes da Rocha é promovido no Paraguai

Organizado pela Embaixada do Brasil em Assunção, o encontro será transmitido on-line na próxima segunda-feira (25/10), às 11h, com a participação dos arquitetos Angelo Bucci e Solano Benítez. Não perca!

Grandes mestres da atual arquitetura paraguaia e brasileira debaterão a obra e o legado do arquiteto Paulo Mendes da Rocha na próxima segunda-feira, 25 de outubro, às 11h, em mesa redonda on-line promovida pela Embaixada do Brasil em Assunção. A transmissão do “Tributo a Mendes da Rocha” será feita via canais do YouTube Teatro Tom Jobim (em espanhol) e Centro de Estudios Brasileños (em português).

Falecido no último mês de maio, Paulo Mendes da Rocha foi o segundo brasileiro a obter o Prêmio Pritzker, honraria máxima da Arquitetura, e conquistou todos os principais prêmios internacionais na área, como o Leão de Ouro de Veneza, o Praemium Imperiale da Família Real Japonesa e a Medalha de Ouro da UIA (International Union of Architects), entre outras.

Programação

Solano Benítez (Palestrante)

Um dos principais nomes da arquitetura paraguaia atual. Autor de obras inovadoras, como o Centro de Reabilitação Infantil Teletón, vencedor do primeiro prêmio na Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito. Vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, do Swiss Architectural Award (SUI) e da AIA Honorary Fellowship (EUA). Ele é professor visitante em várias instituições estrangeiras nos Estados Unidos e na Europa.

 

Angelo Bucci (Palestrante)

Destaque na arquitetura brasileira atual, é professor da USP e leciona como professor visitante na Harvard University, no MIT e em universidades europeias. Ainda jovem, venceu o concurso do pavilhão brasileiro na Expo 2019, em Sevilha. Finalista do Prêmio Mies Crown Hall Américas em 2016, ganhou recentemente o prêmio de Melhor Obra de Arquitetura pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o prêmio Obra do Ano 2021, com o projeto do Hospital de Urgencias de São Bernardo fazer campo

 

Embaixador Côrrea do Lago (Moderador)

Primeiro brasileiro a fazer parte do júri do Prêmio Pritzker. Foi curador do Pavilhão Brasil na Bienal de Veneza 2014 e é autor de várias obras de arquitetura, incluindo o livro traduzido para o japonês sobre a casa que Mendes da Rocha projetou para si no Butantá. Atualmente é Embaixador do Brasil na Índia e membro do júri dos concursos do IMS em São Paulo e da nova sede do IMPA no Rio de Janeiro.

Embaixador do Brasil no Paraguai Flávio S. Damico (Apresentador)

 

Acesse

Canal de transmissão em português

Canal para áudio em espanhol (tradução simultânea)

Inscrições para obtenção do certificado de participação e notificações do evento