Apresentado ao público durante a 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, o projeto “Nanjing Zendai Himalayas Center” abrange uma área de 560 mil metros quadrados e prevê a construção de centros comerciais, escritórios, hotéis, um complexo residencial e vias de acesso.
O plano diretor para a cidade de Nanjing, leste chinês, foi concebido a partir da milenar tradição chinesa de “shanshui”, que busca a harmonia espiritual entre a natureza e a humanidade. Neste mote, os arquitetos do escritório MAD Architects desenvolveram espaços unificados e contemplativos, que se relacionam com a paisagem, enquanto também atendem as necessidades do cotidiano urbano.
Organizados ao redor do complexo residencial – composto por casas de até dois pavimentos –, os demais edifícios e canal artificial imitam a morfologia das montanhas e dos sinuosos rios presentes no entorno.
Arranha-céus dispostos nas extremidades do terreno contam com volumetria curvilínea, brises verticais e painéis de vidro translúcido, que conferem fluidez e fazem referência ao padrão visual de cascatas.
Já em construção, o projeto, que possui uma rede de rios e canais artificiais para coletar e reciclar águas pluviais, está previsto para ser inaugurado em meados de 2017.