(Imagem: produzido pela autora Danielle Gregorio, 2019)

Trabalho Final de Graduação da FAUUSP se destaca mundialmente

A seleção, feita pela editora sul-coreana Archiworld, contemplou 110 projetos pelo globo e, dentre eles, o de Danielle Gregorio, graduanda pela Universidade de São Paulo, como representante não somente do Brasil, mas da América Latina

O ‘World Arch-Student Best Project Selection 1_Graduation Works’ acaba de ser lançado para aquisição on-line através do site da Archiworld, editora sul-coreana responsável pela produção do volume. No livro bilíngue (inglês- coreano) destacam-se os 110 melhores Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de mais de 50 universidades sediadas em 27 países, com a intenção de mapear as melhores instituições de ensino do curso em âmbito global.

No que diz respeito à representação latino-americana, destaque-se uma única aparição – brasileira, no caso – pelo projeto ‘Sobre as águas da Amazônia: Habitação e Cultura ribeirinha’, de autoria de Danielle Gregorio, graduanda pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), com orientação da Professora Helena Ayoub, no ano letivo de 2019.  A proposta consiste em um conjunto habitacional em Manaus, capital amazonense, voltado a populações ribeirinhas que vivem em situações de risco, estando ainda vinculada à crítica da produção de habitação social atual, que por vezes cria modelos genéricos ignorantes às particularidades sociais e culturais da região. A proposta ressalta ainda a importância de resgatar as qualidades da arquitetura ribeirinha, incorporando em seu desenho características bem difundidas dentre os moradores de palafitas e flutuantes.

 

 

Quanto ao livro, em particular, sabe-se que, nessa edição, a comissão organizadora expandiu horizontes também para outras regiões do Oriente Médio que não haviam sido contempladas em anos anteriores, com a intenção de mapear, de maneira mais justa, as melhores escolas de arquitetura do mundo.

Espera-se que os trabalhos publicados neste livro atendam aos melhores trabalhos de recém-formados e sejam uma referência para os estudantes de arquitetura – os principais leitores do volume. Além disso, espera-se, de alguma forma, ajudar a preencher parte das lacunas de aprendizagem ocasionadas neste ano pelo COVID-19, divulgando e partilhando novas ideias e amplas percepções”, afirma a resenha.

 

World Arch-Student Best Project Selection 1_Graduation Works
Preço de tabela US $ 135, KR \ 135.000
Preço líquido
US $ 115, KR \ 115.000
Tamanho
22 x 30 centímetros
Páginas 512
Color Full Color
Idioma inglês – coreano
Capa dura
Site archiworld1995.com/books