Imagem: produção dos autores de "Homo_Data"

Trabalho de estudantes do DAU PUC-Rio é destaque em competição internacional

O projeto “Homo_Data”, elaborado por Bianca Naylor Rezende, Jordi Santos Marchon e Maciel Antonio da Silva, representa o Brasil na Alternate Realities 2020 como um dos 30 melhores do concurso

Anunciado neste último sábado, 30, o resultado do concurso de ideias Alternate Realities 2020, do The Charette, elegeu três trabalhos para premiação, 10 menções honrosas, além de uma lista com mais 30 projetos de destaque, da qual a equipe brasileira conquistou espaço com a submissão de “Homo_Data”, proposta elaborada pelos estudantes Bianca Naylor Rezende, Jordi Santos Marchon e Maciel Antonio da Silva, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DAU PUC-Rio).

Segundo o júri – composto por Mark Foster Gage, Michael Hansmeyer, Mond Qu, Adrian Welch, Kevin Veenhuizen -, tais 43 projetos melhor interpretaram o objetivo do certame em explorar ideias incomuns para o design, o urbanismo e a arquitetura. Irrestritas, as equipes foram convidadas a elaborarem uma resposta arquitetônica para problemas mundiais – como mudanças climáticas, pandemias, guerra biológica, corrida nuclear, desigualdade social, etc. – sem necessariamente apresentarem soluções. Concorrendo com mais de 1000 inscritos mundiais, o trio mencionado é o único brasileiro e, junto a outro participante do Equador, ambos compõem as duas únicas equipes da América do Sul.

O trabalho aborda a tendência global de manipulação de dados e a constante adulteração dos fatos que consequentemente compromete a percepção do que é real. Uma ficção do subproduto da arquitetura, de seus limites e paradigmas. Uma distopia que nos ajuda a compreender o mundo através da crítica sobre o presente e de nossas ansiedades atuais”, conforme o descritivo projetual.

 

 

Sobre a The Charette

É uma plataforma para arquitetos explorarem as frentes contemporâneas do discurso arquitetônico por meio de concursos e publicações de arquitetura. Pretendemos estabelecer um processo colaborativo para o diálogo de design e oferecer impulsos para mudanças significativas.

 

Mais em

thecharette.org

homodata.hotglue.me