“From The Ground Up - The Archtecture of Tetro” (Imagem: Augusto Custódio)

Tetro Arquitetura ganha destaque em documentário mundial

Dirigido por Augusto Custódio, "From The Ground Up - The Archtecture of Tetro" integra uma série de filmes que reúne profissionais e projetos singulares e de várias partes do mundo, dentre os quais destacam-se os mineiros da Tetro, únicos brasileiros convidados para a série

Com lançamento previsto para o próximo domingo, 26 de junho, a plataforma de streaming Gallery Originals irá oferecer ao mercado um catálogo de produções próprias nas áreas de arquitetura, design e arte, sendo que, para a sua estreia, um dos lançamentos mais aguardados vem a ser uma série de documentários que exploram, de forma imersiva, o processo criativo e a contribuição de arquitetos e criadores que se destacam por projetos autorais.

De acordo com a premissa de que “a base da arquitetura está na compreensão do espaço bruto e envolve um desencadear de nuances”, integra a lista o documentário From the Ground Up – The Archtecture of Tetro, que acompanha o processo criativo da Tetro Arquitetura, escritório baseado em Belo Horizonte (MG) e conduzido pelo trio de arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo.

“From The Ground Up – The Archtecture of Tetro” (Imagem: Augusto Custódio)

 

A proposta do Gallery é constituir um acervo global, que possa fornecer um panorama com o que tem sido produzido de mais significativo, inovador e também original nessas áreas”, informa o descritivo.

 

O registro revela os desafios e fatores limitantes enfrentados por esses profissionais a cada projeto, abordando os desejos, anseios e dilemas dos arquitetos, no limiar existente entre a expansão artística e a razão oferecida pela arquitetura. Durante os 35 minutos, From the Ground Up aflora, ainda, as dinâmicas desses profissionais, muitas vezes intimamente ligadas à arte.

Além de mostrar projetos ainda em desenvolvimento, o documentário retrata um já concluído – uma casa localizada em Nova Lima (MG), mimetizada na natureza, que instiga o expectador pelos depoimentos dos arquitetos, atividades desenvolvidas dentro e fora do escritório para durante o processo criativo, linha de pensamento e pesquisa investigativa feitas coletiva e individualmente, relação com música, e mais. Há ainda depoimentos de nomes como o professor Eduardo França e Sérgio Palhares, validando e traduzindo clara e sucintamente a apresentação.

 

 

Débora Mendes e Carlos Maia no “From The Ground Up – The Archtecture of Tetro” (Imagens: Augusto Custódio)

 

Ao ser questionado sobre o que considera como característica mais surpreendente observada durante o processo de pesquisa e filmagens, o diretor Augusto Custódio destaca o que pode ser percebido no filme: a capacidade da Tetro de criar identidade própria e única a cada projeto.

 

Cada processo é completamente exclusivo desde a sua concepção, formas e linguagem arquitetônica. Eles trazem uma identidade baseada em múltiplas expressões e não na repetição de traços e formas pré-concebidas. No caso deles, cada projeto é uma revolução dentro do escritório e nas cabeças desses profissionais. Apaixonante!”.

 

Maquete de projeto da Tetro no “From The Ground Up – The Archtecture of Tetro” (Imagem: Augusto Custódio)

 

Sobre a Tetro Arquitetura

Escritório de arquitetura baseado em Belo Horizonte (MG), e atuando globalmente, a Tetro é formada pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo. A prática profissional do escritório é fundamentada no estudo criterioso das premissas e condicionantes do local e do cliente, buscando uma solução única e irreplicável a cada projeto. Fundamentos como a integração com a natureza, uso de materiais in natura e exploração dos espaços vazios são características que permeiam todas as obras. Aliado a essas questões, o trabalho da equipe toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida, procurando repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e dos lugares onde atuam.