Superlimão Studio assina linha de ladrilhos hidráulicos

O time do escritório paulistano é responsável por cinco diferentes paginações que assimilam a tecnologia centenária da produção de ladrilhos e convergem para um design contemporâneo

O conhecimento de técnicas centenárias na produção de ladrilhos hidráulicos, torna a Dalle Piagge referência nacional em sua fabricação, unindo a marca ao escritório de arquitetura Superlimão Studio na criação de uma linha exclusiva de ladrilhos. A série é um exercício de composição entre técnicas tradicionais e contemporâneas, e resulta em cinco maneiras de paginações: Tacos, Fragmentos, Orgânica, Camadas e Balão.

 

Em busca de uma linguagem híbrida, assimilamos a tecnologia centenária da produção de ladrilhos, para depois subvertê-la em um produto próprio de nosso tempo, que carrega em sua linguagem tanto a tecnologia avançada quanto a natureza primitiva”, pontua a equipe do Superlimão no catálogo da linha.

 

Da criação de sistemas paramétricos a prototipagens rápidas em impressão 3D, a equipe se aventurou na vanguarda de produção do design, resultando em peças únicas, acessíveis, espontâneas e funcionais. “Buscamos dessa maneira delinear presente-futuro de um design brasileiro autêntico e autossuficiente, capaz de extrair produtos a partir de nossa própria essência”, continuou.

Paginações desenvolvidas pelo Superlimão Studio:

A linha Tacos é uma derivação do piso em peças alongadas de madeira, presente em apartamentos brasileiros da segunda metade do século XX. Sua criação é uma resposta funcional à necessidade de um revestimento com múltiplas possibilidades de paginação. Seu tamanho de 10 x 30 centímetros possibilita adaptabilidade para revestir pequenas e grandes extensões, em diversas composições de cores e paginações

 

 

O formato hexagonal irregular do modelo Fragmentos é inspirado nos padrões naturais formados pelo ressecamento da terra. O resultado é um efeito que remete ao craquelado, interessante à composição com pisos a base de agregados, como cimento queimado e granilite. Todos os ladrilhos têm cores e aspectos personalizados a gosto do cliente.

 

 

A planta conhecida como “Confete” foi a inspiração para a Linha Orgânica, tanto do desenho quanto do nome. Os padrões aleatórios presentes na espécie foram utilizados no sistema paramétrico criado. A linha conta com cinco densidades de pontilhismo, podendo ser utilizadas para diferenciar e delimitar ambientes através da criação de degrades, tapetes ou faixas.

 

 

As camadas geradas pela deposição de material sedimentar ao longo do tempo geológico foram o ponto de partida ao seu desenvolvimento. Para a produção dessas peças, camadas de tinta são depositadas sobre um molde com guias apenas nas extremidades, permitindo que os materiais interajam e se misturem aleatoriamente. Dessa maneira não há contornos rígidos e cada ladrilho é único. A peça de canto possibilita a criação de tapetes fechados ou desenhos em zigue-zague, além das faixas que podem ser criadas com as peças lineares.

 

 

O quinto modelo, a Linha Balão, apresenta um desenho leve e delicado, podendo cobrir pequenas e grandes áreas. É possível criar superfícies homogêneas ou heterogêneas, tendo possibilidade de formar pontos de destaque e com diferentes texturas.

 

Saiba mais

www.dallepiagge.com.br