(Imagem: Estudio Guto Requena)
A ambientação da 37ª São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 a 27 de abril, ficou a cargo do arquiteto e designer Guto Requena, reconhecido por envolver em seus projetos arquitetura, design e tecnologia. Desta vez, sob a temática Utopia, o profissional propõe uma série de funcionalidades no espaço que necessitam da ação do coletivo para serem ativadas. Portanto desafia as pessoas a interagirem e trabalharem em conjunto.
O galpão industrial, de 5 000 metros quadrados e 16 metros de pé-direito, passou a compreender uma praça de convivência e duas salas de desfiles. A tal praça é que pretende realizar a interação entre o público através do mobiliário – que se divide em seis peças espalhadas pelo salão e, quando vistas de cima, escrevem a palavra “utopia”, além de desempenharem funções quando ativados por um conjunto de pessoas, como é o caso de acenderem luzes após um conjunto de pessoas sentar junto, sugerindo a potencialidade gerada por tais encontros.
Também um sistema alimentado de maneira colaborativa e em tempo real projeta, nos telões, respostas do público sobre suas próprias utopias compartilhadas em suas redes sociais, a partir da hashtag #MinhaUtopiaHoje. Assim, a cenografia é definida pela interação direta dos visitantes com o evento.