Na primeira quinzena de agosto, o arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do Pritzker de 2014, inaugurou a nova sede do Aspen Art Museum, construído na cidade norte-americana homônima, que atrai milhares de esquiadores durante todo o ano.
Considerando a cultura e costumes da região, rodeada por montanhas, o programa do edifício foi concebido como uma rota de esqui. A entrada principal está disposta no último pavimento, acessível por meio de uma escada ou elevador transparentes, onde visitantes são guiados em direção ao térreo por espaços expositivos sequenciais.
Marcado pelo uso de elementos de vidro, o museu é orientado em direção ao pico Ajax, o mais alto da cidade de Aspen. Para filtrar a incidência de luz natural, a fachada translúcida é recoberta por uma retícula de madeira, composta por painéis entrelaçados.
Com uma área expositiva flexível, o novo espaço conta com mais de três mil metros quadrados dispostos ao longo de quatro amplos pavimentos, que contam com um pé-direito de mais de 4 metros de altura.