Arquiteto Guilherme Wisnik ministra curso na plataforma Sesc Digital (Foto: Ricardo Ferreira)

Sesc Digital lança curso EAD Arquitetura e Cidade ministrado por Guilherme Wisnik

Gratuito e disponível a partir de 31 de março, o curso é composto por seis videoaulas direcionadas para um público interessado na integração entre arquitetura, cidades e artes visuais. Participe!

No próximo dia 31 de março, quinta-feira, o curso ‘Arquitetura e Cidade no Brasil’, ministrado pelo arquiteto, curador e professor Guilherme Wisnik, passa a integrar o catálogo de atividades EAD da plataforma Sesc Digital. Inteiramente gratuita e livre, a atividade tem formato autoguiado e assíncrono, para ser assistido no ritmo do estudante.

Em seis videoaulas direcionadas para um público interessado na integração entre arquitetura, cidades e artes visuais, Wisnik aborda a questão da modernidade arquitetônica e urbana no Brasil por meio de um conjunto de temas: importação de modelos estrangeiros; busca pela identidade nacional; luta pela habitação social; processo de metropolização e verticalização; criação dos espaços públicos e vãos livres e as práticas ativistas pelo direito à cidade.

O conteúdo é ilustrado com obras e projetos representativos em cidades das cinco regiões do Brasil, assinados por arquitetos relevantes do cenário nacional. Dentre eles estão trabalhos de João Filgueiras Lima (Lelé), Lina Bo Bardi, Severiano Porto, Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy.

Além do resgate histórico, o professor se debruça sobre exemplos de locais públicos importantes em nossas cidades e suas recentes formas de ocupação pelas pessoas. Esses espaços urbanos de convivência podem ser resultados de investimentos do poder público, como nos casos do Parque Flamengo, no Rio de Janeiro, e da Avenida Paulista, em São Paulo, incluindo a mobilização da sociedade civil, como nos exemplos do Parque Augusta e do Largo da Batata, em São Paulo; da Praça da Estação, em Belo Horizonte; e do movimento Ocupe Estelita, no Recife, entre outros.

Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo Sesc Digital visa, portanto, transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo.

 

EAD Arquitetura e Cidade no Brasil, com Guilherme Wisnik
Início 31 de março
Conteúdo 6 videoaulas de 15 minutos
Local Plataforma EAD Sesc Digital

 

Ficha técnica
Local de gravação teatro do Sesc Pompeia
Textos e apresentação Guilherme Wisnik
Direção das videoaulas Daniela Cucchiarelli
Produção audiovisual Recheio Digital
Direção e locução do audioguia Eliane Leme (Soupods), com comentários de Guilherme Wisnik
Ilustrações Diego Fagundes
Trilha sonora Feira de Sete Portas, por Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz
Realização Sesc São Paulo

Sobre Guilherme Wisnik

Arquiteto, crítico, curador e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Quando estudante na FAU USP, foi aluno do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com quem trabalhou posteriormente. Em 2001, publicou um livro sobre Lúcio Costa, autor do plano piloto de Brasília, e passou a escrever críticas sobre arquitetura e cidade no jornal Folha de S. Paulo. A partir daí, publicou artigos e ensaios em revistas nacionais e estrangeiras, como Architectural Design (Inglaterra), Artforum (Estados Unidos), 2G e Arquitectura Viva (Espanha) e Urban China (China), entre outras. Em 2013, foi Curador Geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que teve como título “Cidade: modos de fazer, modos de usar”. Já em 2018, foi Cocurador da mostra Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, na Casa da Arquitectura de Portugal, em Matosinhos, exibida também no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, em 2020.