(Foto: Erik Jan Ouwerkerk )

UIA2021RIO: entrevistas com renomados arquitetos iniciam o evento

As plataformas digitais do UIA2021RIO transmitirão os conteúdos como parte da programação “One Year To Go”. A primeira entrevista foi realizada com o arquiteto Diébédo Francis Kéré, por Miguel Pinto Guimarães. Confira!

Transferido para julho de 2021 em razão da pandemia do COVID-19, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos organiza debates virtuais como parte do lançamento da plataforma aberta e colaborativa a fim de reunir reflexões e propostas para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das cidades.

A contagem regressiva (“One Year To Go!”) para o evento estreou em 20 de julho, às 16h, com a publicação de um conteúdo especial nas redes sociais do UIA2021RIO, contemplando depoimentos e entrevistas compilados em vídeo de palestrantes, colaboradores e parceiros que falam acerca das transformações na configuração das cidades no pós-pandemia e qual deverá ser a contribuição dos arquitetos e urbanistas para a sociedade.

Na sequência, como um dos participantes da programação especial daquela semana, uma entrevista com o arquiteto africano Diébédo Francis Kéré foi veiculada nas redes sociais do UIA2021RIO. A interlocução foi realizada pelo também arquiteto Miguel Pinto Guimarães, que conduz a conversa a partir de seus estudos sobre povos tradicionais e harmonização da arquitetura com paisagens, clima e flora.

Natural de Burkina Faso, Kéré revelou-se como um agente de transformação social no continente africano, mediante sua maneira de combinar materiais e métodos construtivos tradicionais, sempre contando com a participação da comunidade.  Confirmado como keynote speaker no 27º Congresso Mundial de Arquitetos – juntamente a Miguel e outros profissionais também confirmados como palestrantes no UIA2021RIO -, Kéré adianta, na entrevista, sua visão de mundo no contexto atual e conta sobre sua atuação em diferentes países, como Mali, Iêmen, China, Estados Unidos.

Vencedor de vários prêmios internacionais de arquitetura, como o Aga Khan Award for Architecture, o Global Holcim Award, o BSI Swiss Architectural Award e o Schelling Architecture Award, entre outros, Diébédo Francis Kéré estreou este ano na lista dos arquitetos e designers de interiores mais influentes do mundo, a AD10 2020, elaborada pela revista americana Architectural Digest.

Aqui replicamos a entrevista com Kéré, por Miguel Pinto Guimarães, mas a programação especial “One year to go!” do UIA2021RIO também conta com vídeos de Elizabeth de Portzamparc, Zaida Muxi, Oskar Metsavaht, e mais. Acompanhe essa sequência nas redes sociais oficiais do UIA2021RIO – Facebook; Instagram; LinkedIn – e no site do “One Year To Go!”.

Confira na íntegra a entrevista de Diébédo Francis Kéré.