Seminário Docomomo debate presente e futuro da arquitetura moderna brasileira

O objetivo é proporcionar debates sobre o tema, levando em consideração seus movimentos de transformações e usos e reusos ao longo do tempo, nas diversas regiões brasileiras

Entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021, terá início o 14° Seminário Docomomo Brasil. Com o tema ‘O Moderno em Movimento: Usos, Reusos, Novas Cartografias. Presente e Futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil’, o evento busca promover a discussão sobre a arquitetura do Movimento Moderno, por meio de estudos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa de diversos países.

É importante debater o tema para que essa arquitetura possa ser divulgada e reconhecida pelo valor histórico, arquitetônico e cultural, impulsionando medidas efetivas de preservação e conservação. É importante que seus valores de permanência sejam resgatados para que se inibam as constantes alterações e destruição de exemplares e espaços modernos que, em Belém e em outras cidades brasileiras, vêm acontecendo de forma recorrente e acelerada”, afirma a professora Celma Chaves, coordenadora do Núcleo Docomomo/PA e uma das coordenadoras regionais do evento.

 

Promovido pelo Docomomo, entidade internacional que promove a conservação e documentação da arquitetura do Movimento Moderno, o evento ocorrerá de forma totalmente on-line e terá conferências de pesquisadores nacionais e internacionais, apresentação de artigos científicos em mesas temáticas, vídeopôsteres, passeio virtual por obras da arquitetura moderna de Belém e lançamentos de livros. A programação completa está disponível no link.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro de 2021 no site da organização.  O inscrito na categoria de Estudante ou Estudante de Pós-Graduação deverá anexar, no formulário de inscrição, o comprovante de matrícula ou outro documento oficial que comprove vínculo com a instituição de origem. A inscrição só será validada aproximadamente 48h após o pagamento da taxa.

A edição nacional do evento será realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), dos Laboratórios de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca), de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) e do Núcleo Docomomo/PA, com organização e coordenação das professoras Celma Chaves e Cybelle Salvador Miranda.

 

14° Seminário Docomomo Brasil
Data
27 a 29 de outubro de 2021
Inscrições e mais informações no site do evento