Seminário do UIA-PHG 2021 recebe trabalhos de saúde aliados a arquitetura e cidade

A segunda chamada está aberta até o próximo 15 de março e valorizará, sobretudo, projetos e artigos ligados às implicações causadas pelo Covid-19

O 40º Seminário do Grupo de Saúde Pública da União Internacional de Arquitetos (UIA-PHG 2021) lançou uma segunda chamada para trabalhos e projetos relacionados aos temas “Saúde e Cidades” ou “Arquitetura para a Saúde”, com o intuito de contemplar propostas atentas diretamente aos desafios enfrentados pela pandemia da Covid-19 – situação que evidencia o papel da arquitetura e do urbanismo para a saúde.

As estruturas assistenciais permanentes e temporárias para o combate à pandemia reacenderam o debate sobre as características e o futuro da arquitetura hospitalar. Por outro lado, intensificaram-se as discussões sobre como as cidades favorecem ou não a saúde coletiva por meio de suas características espaciais. Repensar e refazer nossos espaços à luz da saúde tornou-se um debate obrigatório”, afirmam os organizadores do seminário.

A nova chamada garante não implicar em prejuízos aos trabalhos já enviados no chamamento anterior, assegurando a passagem por avaliação cega, por pares e pareceristas ad hoc, de renome nacional e internacional, a fim de preservar a qualidade das apresentações e das discussões.

Como parte integrante do 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) – a realizar-se na cidade do Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho deste ano -, o UIA-PHG 2021 se estende de 20 a 22 de julho, segundo organização pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pelas Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira para o Desenvolvimento Hospitalar (ABDEH).

Programação

Até 15.3 Prazo final para submissão de resumos e projetos
1.5 Divulgação da lista de resumos e projetos aprovados
31.5 Prazo de inscrição para autores de trabalhos aprovados
15.7 Os artigos completos são devidos pelos autres para uso nos anais do Seminários
18 a 22.7 UIA RIO 2021
20 a 22.7 UIA-PHG Rio 2021
23.7 Visitas Guiadas (a confirmar)

Acesse

Cronograma e regras para submissão de projetos

Contato pelo endereço [email protected]

 

Grupo de Saúde Pública

O Grupo de Saúde Pública (PHG, sigla em inglês) é um dos grupos temáticos que compõem a União Internacional de Arquitetos (UIA). Fundado em 1955, está presente em mais de 60 países. O PHG visa a contribuir para a maior eficiência, segurança e qualidade dos edifícios de saúde e do meio urbano. Busca também proporcionar conhecimento para a construção de um modo de vida mais saudável dos pacientes e da população em geral, assim como para a satisfação dos trabalhadores da área da saúde, arquitetos e urbanistas, engenheiros, consultores, administradores e organizações de saúde dos setores público e privado.