Seminário em SP apresenta diretrizes do selo alemão de construção sustentável

A Associação Alemã de Construção Sustentável (em alemão, Deutsche Gesellsschaft für Nachhaltiges Bauen, a DGNB) apresentará no dia 26 de fevereiro, as diretrizes do funcionamento do processo de certificação que resulta no selo alemão de construção sustentável.

Conforme informa a DGNB, o sistema é uma ferramenta transparente e amigável, para planejamento, avaliação e certificação de edifícios e distritos urbanos sustentáveis.

Seu processo considera todo o ciclo de vida do edifício e produz uma avaliação balanceada em seis diferentes áreas: aspectos ambientais, aspectos econôm icos e aspectos socioculturais/funcionais, tecnologia, processo e terreno.

A arquiteta Renata Semin, do escritório Piratininga Arquitetos, que ano passado participou, em Stuttgart, de programa de treinamento para consultores, considera que o DGNB, adota critérios precisos, rigorosos e baseados na comparação de parâmetros técnicos. “Não há restrição de solução ou constrangimento de pontuação”, afirma.

Participarão do lançamento do selo no Brasil, na sede do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) em São Paulo, os principais profissionais brasileiros em construção sustentável e membros fundadores do sistema, que virão da Alemanha.

Em abril, deverá ser aberto um curso para qualificar consultores no método DGNB.

Interessados em conhecer o sistema podem se inscrever, até 25 de fevereiro, pelo e-mail[email protected] ou telefone (11)99955-8844.