Semana de Arquitetura de Barcelona 2020: edição “em casa” 

Vai levar tempo até que os profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, e demais interessados na área, possam depurar a enorme quantidade de informação que está sendo disponibilizada virtualmente desde que os deslocamentos humanos foram restringidos por causa da pandemia do coronavírus. Enquanto uma série de eventos do setor foi adiada para o segundo semestre, como a Bienal de Arquitetura de Veneza  (prevista para iniciar em 29 de agosto de 2020), ou para o próximo ano, como o 27º Congresso Mundial de Arquitetura da UIA, no Rio de Janeiro, rebatizado UIA2021RIO, Barcelona decidiu manter o calendário da sua semana de arquitetura – iniciada em 7 de maio e prevista para terminar em 17 desse mês -, adaptando-a contudo para o formato digital. 

Para se vivenciar a cidade, por exemplo, o Colégio dos Arquitetos da Catalunha organizou dossiês sobre 11 bairros que a compõem, mesclando dados históricos e atuais relacionados à arquitetura em cada um deles. Não substitui a visita presencial, mas a chamada Fiestas de Arquitectura é eficaz em apresentar as localidades. Quando o assunto é o litoral, por exemplo, a associação Bici Cultura BCN propõe um roteiro de 36 quilômetros de passeio de bicicleta pela região que, por ora transformado em visita virtual (o interessado tem à disposição os mapas e fotos de algumas das atrações destacadas pelos organizadores), é também um convite para ser realizado coletivamente, assim que possível.

Confira outros dos nossos destaques da programação do evento:

. Conferência Européia em Arquitetura e Mídia

. Mostra de Cinema de Arquitetura,  Arqu[in]Film. De segunda a sexta dessa semana, às 21 horas de Barcelona (16 horas de Brasília), com temas que variam da habitação social para pessoas da terceira idade à vivência da construção e do uso das obras de Francis Kéré

Faça a sua seleção e confira!