Selecionadas as 40 obras finalistas do Prêmio Mies van der Rohe 2022

O conjunto elegido destaca oportunidades e tendências da arquitetura contemporânea no território europeu que, segundo o júri, engloba inclusão social, sustentabilidade e concepção estética

A Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe, através de seu corpo de jurados – a saber Tatiana Bilbao (presidente), Francesca Ferguson, Mia Hägg, Triin Ojari, Georg Pendl, Spiros Pengas e Marcel Smets – divulgaram os 40 finalistas que concorrerão ao Prêmio da União Europeia para Arquitetura – Mies van der Rohe 2022. A edição bateu recorde ao receber 532 projetos.

De maneira exemplar o conjunto destaca oportunidades e tendências da arquitetura atual no território europeu: atenção à inclusão social, sustentabilidade, circularidade, e concepção estética”, afirma o descritivo.

O grupo está disseminado por entre 18 países europeus – cinco na Áustria, França e Espanha, três na Bélgica, Alemanha e Reino Unido; Dinamarca, Finlândia, Polônia e Portugal abrigam duas obras selecionadas; e a República Checa, Grécia, Hungria, Itália, os Países Baixos, Noruega, Romênia e Eslovênia com uma obra em cada local.

Sabe-se que, dentre a lista de selecionados, é predominante o programa de uso misto (composto por habitação) e de habitação coletiva, com diferentes tipologias – são nove obras no total. Ainda existem sete edifícios culturais (museus, galerias, centros de arte e cultura, e recuperação do patrimônio), mais seis de uso misto e seis ambientes educativos (escolas e universidades); quatro projetos urbanísticos (praças e outros espaços públicos); dois equipamentos esportivos e de lazer; um edifício comercial; um comercial; um industrial; uma oficina; um projeto de paisagismo; e uma obra de bem estar social.

O EU Mies Award é concedido a cada dois anos aos trabalhos realizados nos dois anos anteriores e, excepcionalmente nesta edição, aos 30 meses passados. Os principais objetivos são alcançar compreensão profunda da transformação do ambiente construído; reconhecer e divulgar a excelência e a inovação na arquitetura; e promover a importante contribuição dos arquitetos no desenvolvimento de novas ideias.

 

Conheça os 40 finalistas

www.miesarch.com