Sede da FAAP de Auguste Perret é tema de exposição

A mostra “Abrindo arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP” tem início em 18 de abril no Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, na capital paulista

Prédio da FAAP durante a sua construção, c. 1955 (Foto: Acervo FAAP)

Com abertura em 18 de abril e curadoria dos professores Maria Cristina Wolff de Carvalho e Francisco Barros, a exposição tem como objeto principal o edifício-sede da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) na capital paulista, que tem projeto arquitetônico do francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século 20.

A obra, única realizada pelo arquiteto no Brasil, foi feita a partir de esboços concebidos pelo idealizador da instituição de ensino, o conde Armando Alvares, que faleceu em 1947. Aprimorada pelo arquiteto franco-polonês Wincenty Dygat, a proposta foi posteriormente encaminhada a Perret, sendo finalizada em 1949.

O edifício-sede da FAAP é conhecido por abrigar um painel de vitrais assinado por artistas como Lasar Segall, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake.

A mostra sediada no mezanino do Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP revela a importância de Perret para a arquitetura moderna, por meio de cartas, livros, revistas, croquis, plantas, imagens, entre outros materiais que apresentam a execução da edificação. 

Amplo panorama de redescoberta e apreciação do legado do arquiteto e da empresa de arquitetura que liderava ao lado de seus irmãos Gustave e Claude, a Frères Perret, também faz parte da exposição. 

A Frères Perret foi responsável, entre outros trabalhos, por projeto de reconstrução da cidade francesa Le Havre, após ser bombardeada na Segunda Guerra Mundial. O município foi tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

“A exposição do MAB-FAAP traz novamente à tona a arquitetura perretiana, por muito tempo estigmatizada e vista com desconfiança por sua estética evidentemente clássica, por seus vínculos com o historicismo e por fugir dos padrões modernistas mais disseminados”, explicam os curadores.

Abrindo Arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP
Local
 MAB FAAP – mezanino
Endereço Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo (SP)
Período de visitação 18 de abril a 27 de maio de 2018
Horário segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até 18h. (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado).
Informações (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas (11) 3662-7200
Entrada gratuita