Na primeira semana de março, a Prefeitura de São Paulo deve divulgar um chamamento público, convocando empresas interessadas em estender suas calçadas por meio da criação de “vagas vivas”.
As estruturas poderão ser instaladas apenas em locais onde é permitido estacionar, ao longo de vias com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e sem registros de tráfego intenso.
As primeiras vagas vivas foram instaladas na capital paulista na rua Padre João Manoel, Jardins, e na rua Maria Antonia, Vila Buarque, em razão do Dia Mundial sem Carro. Na ocasião, até sofás foram usados para ocupar o espaço voltado para veículos.
A iniciativa poderá eliminar algumas vagas da Zona Azul, mas não avançará para as faixas de rolamento. Os bares, restaurantes e lojas interessadas poderão usar o espaço para ampliar sua estrutura por meio de decks de madeira, instalação de mesas e cadeiras, entre outros.
“Tenho para mim que vai ser um sucesso. A cidade tem muita carência de espaço público. Para mim é tão importante quanto a faixa exclusiva. É permitir que as pessoas usufruam a cidade com conforto”, afirmou o prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Junto com o chamamento público, a Prefeitura também deve publicar um decreto que regulamentará a utilização das vagas vivas.