A partir de amanhã (3/9), as próximas quatro quintas-feiras do mês de setembro contarão com a programação especial do Seminário Olhares sobre a Cidade, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). Sempre das 19h às 20h30, a sequência de encontros virtuais deseja fomentar o debate público de abrangentes assuntos urbanísticos, sobretudo, entre arquitetos e profissionais da área juntamente aos demais atores da cidade.
Por isso, em sua 4ª edição, o Seminário abordará o Plano Diretor, explorando as possibilidades desse instrumento como indutor de transformações nas cidades, de modo a torná-las mais justas, democráticas e sustentáveis. O Sindicato defende a necessidade de fazer com que este tema se aproxime principalmente das bases populares e, neste sentido, definiu a política habitacional e a popularização do planejamento das cidades como fios condutores para as discussões.
Estruturado em três fases, o evento será composto por debates e palestras (etapa 1) entre diversos atores do cenário de lutas urbanas e de espaços da institucionalidade (etapa 1), que, ao gerar diretrizes, resultarão na produção de materiais didáticos (etapa 2) sobre o planejamento das cidades, a fim de serem empregados em futuras oficinas nos processos de revisão ou elaboração dos planos, instrumentalizando a população para a sua participação. O ciclo encerra-se com o Sarau Virtual do Direito à Cidade (etapa 3) a partir da produção e publicação de vídeos curtos com breves leituras de textos relacionadas aos temas centrais do evento
Programação
Etapa 1 – mesas e debates
3/9 – Os Olhares do Movimento Popular
Debatedores MTST, MNLM, MLB, CONAM, CMP, MTD, MNPR, Frente Quilombola RS
Dia 10/9 – Plano diretor e a política Habitacional
Palestrante arquiteto Nabil Bonduki
Dia 17/9 – Popularizar o planejamento urbano – Plano Diretor e as periferias
Palestrante arquiteta Tainá de Paula
Dia 24/9 – A Luta Institucional
Debatedores Ministério Público, Defensoria Pública, PROPUR, ATUA POA
Etapa 2 – produção de material didático
A partir do acúmulo e do conteúdo tratado nas palestras, propõe-se que sejam produzidos vídeos curtos e simples, com linguagem acessível, sobre temas e aspectos relevantes do planejamento das cidades. Mas admite-se a possibilidade de produção de materiais equivalentes em outros formatos (cartilhas, por exemplo) caso o grupo de participantes do Seminário entenda ser mais adequado.
O material didático a ser produzido, será disponibilizado para as redes e movimentos sociais para apoiar a formação popular visando fortalecer a luta pelo direito à cidade no âmbito dos processos de revisão e elaboração de planos diretores.
Etapa 3 – Sarau Virtual do Direito à Cidade
Como uma contribuição do Seminário, e para que o debate não se encerre na programação do mesmo, o SAERGS convidará diversos atores do Brasil e RS, com atuação reconhecida e ligada à questão urbana para gravarem vídeos curtos lendo pequenos trechos de textos relacionados ao Direito à Cidade. A série de vídeos será editada e publicada nas redes sociais do SAERGS, com o título “Sarau virtual do Direito à Cidade”.
4º Seminário Olhares sobre a Cidade
Local canal SAERGS (YouTube)
Datas 3, 10, 17, 24 de setembro de 2020
Horário das 19h às 20h30
Realização SAERGS
Patrocínio CAU/RS