Rua General Jardim pode ganhar o nome de Paulo Mendes da Rocha

A homenagem é proposta pelo IAB São Paulo, que encaminhou uma carta às autoridades da cidade nesta quinta-feira (22), e mantém aberta a chamada pública de assinaturas para apoiar a #RuaPauloMendesDaRocha. Acesse!

© Cortesia IABsp

 

No dia 22 de julho Paulo Mendes da Rocha, falecido no último maio, receberia a maior comenda da União Internacional de Arquitetos no âmbito de encerramento do Congresso Mundial de Arquitetura (UIA2021RIO). Na ocasião, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp) encaminhou uma carta ao Prefeito e aos vereadores da cidade com uma proposta de homenagem ao arquiteto: dar à Rua General Jardim, no centro da capital paulista, o nome de Mendes da Rocha. A via endereçava seu escritório, no próprio edifício sede do IABsp.

De acordo com a estudiosa portuguesa, Ana Vaz Milheiro: “A forma de trabalho [de Paulo], partilhando experiências e parcerias com diferentes escritórios da cidade de São Paulo, acabaria por transformar a cidade num centro fulgurante da cultura arquitetônica contemporânea”.

 

Edifício sede do IABsp, na Rua General Jardim, onde também se localizava o escritório de Mendes da Rocha © Rafael Schimidt

 

A homenagem também intenta marcar o início de uma agenda de transformação da General Jardim em referência às boas práticas urbanas e arquitetônicas, a ser definida por meio de um projeto eleito por concurso público. Para angariar apoio, a entidade disponibiliza uma campanha pública no Google Forms, onde aponta a via como centro irradiador da influência do arquiteto na cidade:

Sua vida se passava, majoritariamente, na rua, isto é, na cidade, entre os botecos do centro, e no caminho entre os escritórios da Rua General Jardim. Tenho a impressão de que, para ele, nenhuma cidade do mundo produziu uma vida urbana mais intensa e admirável do que a que existe no raio entre os edifícios Copan e Conjunto Nacional”, segundo o crítico brasileiro Guilherme Wisnik.

 

Acesse o formulário e participe!