Roberto Simon é o novo vice-presidente da UIA nas Américas

O arquiteto e urbanista brasileiro foi eleito durante o 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA.2017.Seoul, na Coreia do Sul

Roberto Simon durante Assembleia Geral que o elegeu (Foto: Edinardo Lucas – FNA)

Um dos principais desafios do novo vice-presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) para as Américas (Região 3), o arquiteto e urbanista Roberto Simon, será a organização do UIA.2020.Rio – 27º Congresso Mundial de Arquitetos, a se realizar no Rio de Janeiro com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.

Simon é o terceiro brasileiro a ocupar um cargo na alta direção da entidade, que congrega cerca de 1,5 milhão de arquitetos de 138 países dos cinco continentes. Jaime Lerner foi presidente da UIA de 2002 a 2005 e Miguel Pereira foi vice-presidente para as Américas entre 1999 e 2002. 

A eleição foi realizada durante o 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA.2017.Seoul, em Seul, Coreia do Sul, no último sábado (9 de setembro). O brasileiro, que é conselheiro representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), teve apoio unânime dos candidatos ao Conselho da UIA para o continente americano, apresentando-se como candidato único. Ele substitui o costa-riquenho Carlos Alvarez e seu mandato vai até 2020.

Na ocasião, Roberto Simon apontou como prioridade, em termos mundiais, a luta pela redução da emissão de gases de efeitos estufa, em especial das construções, e disse que irá trabalhar também para ampliar a participação na UIA das entidades associativas da categoria nas Américas, inclusive com programas de intercâmbio e uso de novas tecnologias de comunicação.

Para presidente da entidade foi eleito o norte-americano Thomas Vonier, que obteve 63% dos votos. Ele substitui o malasiano Esa Mohamed. O romeno Serban Tiganas foi escolhido novo Secretário Geral. O espanhol Fabian LListerri foi reconduzido ao cargo de Tesoureiro. As demais vice-Presidências da UIA ficaram com o suíço Lorenz Braker (Região 1), o grego Nikos Fintikakis (Região 2), o sul-coreano Jong Rhul Hahn (Região 4) e o queniano Mohamed Munyanya (Região 5).