Rio de Janeiro na reta final para sediar congresso da UIA

Capital fluminense disputa com Paris e Melbourne; cidade vencedora será anunciada durante a Assembleia Geral da UIA

O Rio de Janeiro acaba de entrar na fase final de candidatura para sediar o 27º Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA), a ser realizado em 2020. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a cidade brasileira disputa o evento com Paris e Melbourne.

Jaime Lerner defende candidatura do Rio para UIA 2020
Rio lança site da candidatura para o congresso da UIA em 2020
Rio de Janeiro formaliza candidatura para sediar congresso da UIA
Rio de Janeiro é candidato a sediar congresso da UIA

À frente da campanha, o Instituto de Arquitetos do Brasil defenderá o Rio na próxima Assembleia Geral da UIA, promovida em paralelo ao Congresso Mundial da entidade que acontece em Durban, entre os dias 3 e 7 de agosto, quando será divulgada a cidade vencedora.

Caso a capital fluminense vença a competição, o congresso voltará a ser sediado na América Latina após 42 anos. O último evento no continente foi realizado no México em 1978. “As três Américas estão unidas em torno do Brasil. Além disso, trata-se de um país emergente, com uma diversidade espacial correlacionável com o processo de urbanização pelo qual passou ou passa o resto do mundo”, diz o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

Ex-presidente da UIA, o arquiteto curitibano Jaime Lerner participou de um vídeo institucional, onde promove a candidatura do Rio, afirmando que a cidade é a bíblia da arquitetura moderna brasileira.

Veja abaixo o vídeo da candidatura do Rio de Janeiro: