Projetos e iniciativas que ofereçam soluções para problemas enfrentados pela região metropolitana do Rio de Janeiro são o tema da sexta edição do Deutsche Bank Urban Age Award, concurso cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de agosto.
A competição anual celebra iniciativas que contribuem para melhorar as condições espaciais de uma comunidade, bem como a qualidade de vida de seus moradores, e entrega uma premiação no valor total de 100 mil dólares, a um ou mais projetos vencedores.
Esta é a segunda vez que a premiação ocorre no Brasil, uma vez que em 2008 o prêmio teve como tema a região metropolitana de São Paulo. Na ocasião, houve 133 iniciativas inscritas e o vencedor foi o projeto “Do cortiço da Rua Sólon ao Edifício União”, de Maria Ruth Sampaio, da FAU/USP.
Criado em 2007, o prêmio Deutsche Bank Urban Age Award foi dividido, em sua primeira edição, por dois projetos em Mumbai. Em 2008, premiou a iniciativa de São Paulo. Em 2009 foi a vez de Istambul, enquanto a Cidade do México foi o tema da competição em 2010. Em 2012, após um ano de hiato, o concurso foi em torno da Cidade do Cabo.
O prêmio de 2013 contará com um júri independente, que será anunciado em breve. E e a divulgação do resultado acontecerá dia 23 de outubro, em cerimônia no Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.dbuaaward.com