RIO 2020 UIA terá presença de Solano Benítez

O evento promete o arquiteto Solano Benítez como um de seus palestrantes do 27° Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro


O arquiteto Solano Benítez (Foto: Divulgação Berenice Gomez)

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá entre 19 e 23 de julho de 2020 na capital do Rio de Janeiro, tem presença confirmada do arquiteto paraguaio Solano Benítez, sócio fundador do escritório Gabinete de Architectura, reconhecido pelo trabalho de construções a partir de técnicas com tijolos.

“Há crises muito grandes acontecendo no mundo e as hipóteses de superação não aparecem de países centrais. A América Latina vem tendo uma participação essencial no debate sobre a importância da arquitetura, então é um ótimo momento para que um encontro como esse aconteça no continente”, defende o Benítez, visto que pela quarta vez o evento é sediado em um paíse latino-americano.

O arquiteto tem contribuição relevante para arquitetura, a saber sua atuação na produção de moradias sustentáveis e de alta qualidade elaboradas com o menor custo possível, viabilizada principalmente pela utilização de recursos simples, valorização da mão de obra e implementação em comunidades mais carentes. Atualmente, seus projetos também se utilizam de materiais quebrados provenientes de catástrofes.

“Precisamos compreender que não somos operários de uma disciplina, e sim construtores de sociedades. O Congresso é um modo importante de discutirmos propostas a níveis globais a partir do que está sendo desenvolvido local e regionalmente. São novas condições para quebrar desigualdades”, explica Benítez.

Eleito membro honorário do American Institute of Architects em 2012, o arquiteto conquistou importantes prêmios internacionais, como o BSI Architectural Award de 2008 e o Golden Lion, na Bienal de Veneza de 2016.

Além de Solano Benítez, o arquiteto Diébédo Francis Keré, de Burkina Faso, também foi anunciado como palestrante no RIO 2020 UIA.