“Por meio da utilização de cores, a Suvinil tem o objetivo de valorizar e proporcionar beleza para importantes áreas da cidade e levar melhor qualidade de vida para os paulistanos”, justificou, na assinatura do protocolo, o diretor de marketing da companhia, Fábio Gomes.
A pintura do muro, conhecido como Arcos do Jânio (uma referência ao prefeito Jânio Quadros, que administrava São Paulo quando a construção voltou a ser visível, depois da demolição de edificações encortiçadas que a encobriam), e do palacete de desenho eclético compõe a mais recente edição do Suvinil Cor, Arquitetura & Memória, programa lançado pela indústria no final dos anos 1980.
Há quase um quarto de século, na edição 112, de julho de 1988, PROJETO DESIGN relatou aos leitores que o programa pretendia recriar a história da cidade através do uso de cores – àquela época a Suvinil era uma divisão da Glasurit, indústria já de propriedade do grupo Basf. A primeira intervenção ocorreu com a pintura do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como estádio do Pacaembu.
Faz bem menos tempo que o Suvinil Cor, Arquitetura & Memória foi resgatado nesta seção. Em outubro de 2009, ele foi rememorado porque a Coral (marca de tintas de propriedade do grupo Akzo Nobel e concorrente da Suvinil) lançara iniciativa semelhante, denominada Tudo de Cor para São Paulo. Sua primeira intervenção foi no bairro do Bexiga, com a pintura de imóveis da rua Conselheiro Carrão.
O projeto cromático da Coral no Bexiga foi criado pelo arquiteto Bruno Padovano, enquanto o do Suvinil/ Pacaembu teve assessoria de Eduardo Kneese de Melo. Naquele momento, a Coral informava que outros locais da cidade seriam objeto de intervenções. O projeto continua existindo (o nome mudou para Tudo de Cor para Você), mas, até o início de agosto, nenhuma outra área estava em sua pauta.
Não que tenha tentado fustigar o concorrente, mas o discurso de Gomes sobre a nova edição do Suvinil Cor, Arquitetura & Memória parece ter sido moldado para isso. “Há mais de 20 anos a Suvinil detém protagonismo, notória experiência e especialização no estabelecimento de parcerias destinadas ao resgate de patrimônios históricos por meio desse projeto”, comentou.
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 391 Setembro de 2012