Retrofit transforma estádio desativado em condomínio residencial

Enquanto o Brasil acompanha a construção de novos estádios (ou o sucateamento de antigos), países como os Estados Unidos buscam novos usos para arenas desativadas ou obsoletas.

A cidade de Indianápolis, por exemplo, assistiu em 1996 à inauguração de uma nova sede para seu principal time de beisebol, o Indians. E o antigo estádio – uma joia do art déco erguida em 1931 – estava fora de uso desde então.

Graças ao esforço dos entusiastas deste estilo – e também dos dirigentes do Indians – a arena denominada Bush Stadium deverá se transformar em um condomínio residencial até 2015 cujo projeto é de autoria do estúdio local Heartland Design.

Com um custo estimado em 22 milhões de dólares, o projeto é o primeiro do gênero nos EUA, e deverá preservar ícones da arquitetura original, como a pedra da fachada e parte da cobertura metálica. A maior parte do espaço, porém, deverá ser modificada.

Por conta da volumetria escalonada, há uma extensa variedade de tipologia, sendo que boa parte dos apartamentos terá ambientes com vista para o campo central. Ele será mantido como área esportiva, mas ganhará piscina e outras melhorias de uso coletivo.