SPBR - Hospital de Urgência de SBC (SP) - Foto: Nelson Kon

Retrato da produção recente da PROJETO

Este texto é para contar ou relembrar a você, leitor da PROJETO, o que produzimos depois que lançamos o nosso Anuário 2020 em meados de março passado. De lá até o final de julho colocamos no ar 38 matérias novas, elaboradas com o mesmo padrão editorial e gráfico das edições impressas, e lançamos também o nosso novo site, em 29 de abril, onde convivem o acervo histórico da revista - matérias publicadas desde o número 1 da PROJETO, em 1977, que foram escaneadas em alta resolução e rediagramadas para a sua melhor e mais prazeirosa leitura - e a safra atual de publicações, produzidas em ritmo ininterrupto: notícias diárias e cerca de três matérias semanais.

Nestes pouco mais de quatro meses desde a impressão do Anuário 2020 da PROJETO, publicamos 11 matérias de casas unifamiliares, 1 de interior residencial, 1 de conjunto de apartamentos e 1 de edifício residencial; 1 de edifício de escritórios; 4 de interiores corporativos; 3 de edificações institucionais; 1 de parque e 1 de centro de informações turísticas; 1 de hospital; 2 de bares e 1 de restaurante; 3 de lojas; 1 de biblioteca infantil; 1 de clube recreativo e esportivo; 1 de centro social de bairro planejado; 2 textos sobre contingências relacionadas à pandemia do Covid (uma sobre arquitetura hospitalar e a outra sobre espaços de trabalho); 1 de paisagismo e 1 entrevista. Totalizando 38 matérias em quatro meses, o equivalente a duas edições bimestrais com 19 matérias cada. Bem maior do que o usual! Ao que se deve somar, aliás, nossa intensa atuação nas redes sociais, alertando-os sobre acontecimentos importantes da área e mostrando projetos de outros países.

 

 

A madeira laminada teve presença marcante nas publicações do período, estando presente nas matérias sobre a Casa dos Cajueiros, da dupla Terra Capobianco e Galeria Arquitetos e sobre a Casa MS, do Jacobsen Arquitetura. Já o concreto é onipresente nos projetos da Casa em Salto de Pirapora, do Vereda Arquitetos e da Casa Petry, do Estudio MRGB, enquanto que a relação da casa com a paisagem distante é o destaque nas matérias sobre as casas NH, do Atelier Daniel Corsi e Dani Hirano e na Ventura, da equipe do Arquitetura Nacional. 

 

 

Materiais simples construtivos adotados em projetos de extrema sensibilidade arquitetônica foram os destaques nos textos sobre o Apartamento Simão Álvares, do escritório Vão, e do Edifício Manga, do arquiteto belga radicado em Manaus, Laurent Troost, assim como na loja projetada pelos jovens arquitetos do messina | rivas, a Soleil D’été.

 

 

No campo das pré-existências, nos deu grande satisfação revelar a vocês os pormenores da Sede do NEOJIBA, obra conjunta do B-O-V Architectes com Sergio Ekerman, assim como os detalhes da nova sede do escritório da Pitá . Sentimento que nos remete também à publicação do jardim Piro-Paisagem, do Vazio S/A, que está em cartaz até novembro no Festival dos Jardins, na França.

 

 

No domínio da estrutura metálica, marcaram presença as publicações sobre os Módulos de Alimentação e Serviço do Bradesco, do DMDV Arquitetos, do Restaurante Alameda, do Biselli & Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo Arquitetos, e da Torre INC50, de Sergio Sampaio.

O grande destaque do período, no entanto, foi a matéria sobre o Hospital de Emergência de São Bernardo do Campo, de autoria do SPBR, de Angelo Bucci.

Confira abaixo a relação das demais publicações da PROJETO desde o lançamento do Anuário 2020:

Todas estas matérias, e as que estão porvir – mensalmente faremos um resumo sobre elas – são potenciais participantes do Anuário 2021, que publicaremos no primeiro trimestre do próximo ano. Acompanhe!