Renzo Piano é o último arquiteto de renome a construir um edifício no Vitra Campus – misto de showroom e museu da grife de móveis Vitra em Weil am Rhein, Alemanha. Trata-se de uma pequena cabine conceitual, feita de madeira, com capacidade para apenas uma pessoa.
A cabana recebe o nome de Diogene, em referência ao filósofo grego que rejeitava o luxo e escolheu viver em um barril. O protótipo de Piano, porém, reúne recursos de conforto e tecnologia suficientes para ser usado como um espaço de trabalho ou uma microresidência.
Realizado em 2009, o projeto tem área de dois metros por dois metros e conta com uma cama, uma cadeira e uma mesa, além de chuveiro, vaso sanitário e cozinha. A construção, por sua vez, é feita de painéis de alumínio e inclui aquecimento solar e coletores de água da chuva.
“Essa pequena casa é o resultado final de uma longa jornada guiada por desejos e sonhos, mas também por metas tecnológicas e científicas”, explica o arquiteto.
A cabine abriu as portas dia 13 de junho ao lado de edifícios desenhados por Herzog & de Meuron, Zaha Hadid e SANAA, que também contam com obras construídas no Vitra Campus.