Renée Gailhoustet © Royal Academy of Arts

Renée Gailhoustet vence o Royal Academy of Arts Architecture Prize de 2022

Habitação de interesse social e a criação do senso de comunidade em seus projetos estão no cerne da produção da arquiteta francesa.

A francesa Renée Gailhoustet, de 92 anos, foi eleita a vencedora da edição de 2022 do Royal Academy of Arts Architecture Prize, premiação conferida pela instituição inglesa criada em 1768 e que relaciona os campos da arte e da arquitetura. Conforme o parecer do júri, a escolha da arquiteta se deveu ao “forte compromisso social que reúne generosidade, beleza, ecologia e inclusão” dos seus trabalhos que variam de masterplans à concepção de edifícios de habitação de interesse social nos subúrbios franceses.

Ingressando no escritório do arquiteto francês Roland Dubrelle em 1962, Renée participou da regeneração urbana de Ivry-sur-Siene, o que incluiu a concepção do complexo habitacional Cité Spinoza (1972). É de sua autoria também o projeto de requalificação do bairro La Maladrerie, em Aubervilliers, com a criação de mil unidades habitacionais, e do complexo Le Liégat, no centro de  Ivry-sur-Seine, onde a arquiteta vive e trabalha desde 1977.

 

Aubervilliers © Marc Pataut (2022)

 

Interior do apartamento de Renée Gailhoustet © Valerie Sadoum

 

“Renée Gailhoustet dedicou sua carreira à habitação social inovadora na sua França natal. Seus projetos estiveram à frente de seu tempo ao reunir natureza e habitação em configurações irregulares, com projetos com terraços que permitiam um plantio generoso e funcionavam como espaço externo privativo. 

Em vez de restringir o programa de seus projetos à habitação, Gailhoustet projetou um modelo de construção de bairros, onde comodidades como escolas e centros de compras poderiam ser integradas a conjuntos habitacionais. A colaboração está no centro de sua abordagem e as fortes geometrias dos seus projetos tornaram-se espaços para os habitantes experimentarem e os adaptarem às suas necessidades”. É com tais palavras que os organizadores do prêmio convidam o público para acompanhar, presencialmente, a palestra da arquiteta e urbanista, intitulada Radical Generosity, a ser realizada presencialmente em 13 de setembro de 2022.