Publicação aponta perfil do ciclista brasileiro

Intitulado Mobilidade por Bicicleta no Brasil, o livro discute os resultados de pesquisa realizada em dez cidades das cinco regiões do país

O livro “Mobilidade por Bicicleta no Brasil” apresenta a discussão dos resultados de uma pesquisa sobre o perfil do ciclista brasileiro. São revelados quem são os ciclistas e quais são suas motivações para pedalar, a partir dos contextos de Brasília, Manaus, Porto Alegre, Aracaju, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e São Paulo.

Trata-se da primeira pesquisa brasileira sobre o assunto com abrangência nacional. Entre julho e agosto de 2015, mais de 100 pesquisadores entrevistaram cerca de 5 mil ciclistas. A inspiração veio do projeto intitulado Bikeability – maior pesquisa já desenvolvida na Escandinávia sobre dados demográficos dos ciclistas e suas motivações e comportamentos de locomoção.

O primeiro capítulo, assinado pelos organizadores da publicação (Victor Andrade, Juciano Rodrigues, Filipe Marino e Zé Lobo), apresenta as possibilidades e desafios na produção de conhecimento para a promoção da mobilidade por bicicleta.

Nos outros 11 capítulos é possível encontrar reflexões que visam empoderar a sociedade para discutir novos caminhos para a mobilidade urbana no país. São temas como “Mobilidade cicloviária: convergência entre o urbano e o turístico”; “A colaboração dos ciclistas para a construção da territorialidade”; “Mobilidade por bicicleta: liberdade e liberação”; e “Migração modal: por que estamos perdendo ciclistas diariamente”.

A publicação foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) e lançada em novembro deste ano.

O livro está disponível para download.