Do Look Down (Imagem: cortesia Instituto Van Alen)

Propostas vencem concurso que repensa a ponte do Brooklyn (NY)

Nas categorias Profissional e Jovem Arquiteto, ambas apontam para o uso majoritário por pedestres e ciclistas

O certame Reimagining Brooklyn Bridge (‘Reimaginando’ a Ponte do Brooklyn), promovido pelos Instituto Van Alen e Conselho da Cidade de Nova Iorque, anunciou nesta semana os projetos vencedores que procuram efetivamente desencadear uma nova conversa pública sobre a infraestrutura da cidade. Cada proposta foi escolhida através da combinação de votos do público com pontuações próprias do júri que, segundo suas considerações, afirma ter ficado “ainda mais claro com a pandemia COVID-19 [que] os espaços públicos e as opções de transporte devem ser projetados com equidade, saúde e sustentabilidade (…)”, e com isso em mente, “os projetos vencedores da competição recuperaram as vias da ponte para uso expandido de pedestres e ciclistas”.

Na categoria Profissional, a Brooklyn Bridge Forest – assinada por Scott Francisco, do Pilot Projects Design Collective, Cities4Forests, Wildlife Conservation Society, Grimshaw e Silman – imagina a estrutura como um ícone chave para a cidade no que diz respeito a ações climáticas e de igualdade social. Melhorando mobilidade e respeitando o antigo projeto, a histórica passarela de madeira é expandida usando pranchas de origem sustentável oriundas de uma floresta tropical de 80 mil hectares, na Guatemala. As ‘microflorestas’ em cada extremidade da ponte trazem a natureza para a cidade de Nova Iorque e servem como espaços verdes para comunidades carentes. “A Brooklyn Bridge Forest busca construir uma nova visão de sustentabilidade ambiental e equidade social – repensando este amado marco como uma forma de conectar a cidade de Nova Iorque e seus residentes às florestas e sistemas naturais que sustentam a vida para todos”, afirmou Scott Francisco.

 

Brooklyn Bridge Forest (Imagem: cortesia Instituto Van Alen)

 

Já na categoria ‘Jovem Adulto’, Do Look Down inova a partir da instalação de uma extensa superfície de vidro acima das vigas da antiga ponte. De autoria de Shannon Hui, Kwans Kim e Yujin Kim, jovens profissionais com no máximo 21 anos, a proposta cria um novo e excêntrico espaço para pedestres ativado por meio de instalações de arte e programação sazonal. A via inferior é convertida em espaço adicional para pedestres, ciclistas, vendedores e artistas locais. Enquanto isso, um sistema de pavimentação cinética extrai energia dos passos para alimentar monitores de LED e sistemas de projeção instalados tanto na ponte quanto ao seu redor, homenageando culturas, histórias e identidades da cidade. “Esta crise de saúde, além de suas interseções com a injustiça racial, ampliou violentamente as desigualdades sistêmicas construídas na infraestrutura urbana existente de Nova Iorque, e para designers e desenvolvedores continuarem a operar em um ‘vácuo’, seria tirar vantagem de uma posição de imenso privilégio”, depõe Shannon Hui.

 

Do Look Down (Imagem: cortesia Instituto Van Alen)

 

Os finalistas do concurso foram selecionados por um júri interdisciplinar representando um amplo conjunto de perspectivas para a Ponte do Brooklyn – a saber: – Peg Breen, Andrew Brown, Marla Gayle, Jonathan Gardenhire, Danny Harris, Helen Ho, Isabella Joseph, Regina Myer, Amy Plitt. O grupo considerou os seguintes fatores para determinação dos finalistas: composição da equipe; acessibilidade e segurança; benefício e segurança ambiental; respeito pelo status de marco da ponte; viabilidade; e potencial transformação a partir de ideias que surpreendentes.

Confira detalhes sobre os projetos vencedores e finalistas

Vencedor na categoria Profissional

Brooklyn Bridge Forest

Autores Scott Francisco, do Pilot Projects Design Collective, Cities4Forests, Wildlife Conservation Society, Grimshaw e Silman
Vídeo do projeto

Vencedor na categoria Jovens Adultos

Do Look DownAutores Shannon Hui, Kwans Kim e Yujin Kim

Finalistas na categoria Profissional

Back to the Future

Autores BIG + ARUP
Vídeo do projeto

 

Bridge X

Autores ScenesLab, Minzi Long, Andrew Nash
Site do projeto

Finalistas na categoria Jovens Adultos

The Artery

Autores Lukas Kugler e New Milford

 

The Cultural Current

Autores Aubrey Bader e Maggie Redding

Saiba mais em vanalen.org.