Para sediar a Expo 2020, SP apresenta projeto feito por alemães. Veja vídeo!

São alemães os arquitetos responsáveis pelo projeto que a prefeitura de São Paulo escolheu para ser a sede da Exposição Universal de 2020, a Expo 2020.

Toda a candidatura baseia-se em um imenso parque, com edifícios dedicados a feiras e convenções, a ser construído na região do Parque Anhangüera, em Pirituba. O investimento previsto (US$12 bilhões) é comparável ao que está sendo feito para as Olimpíadas no Rio de Janeiro (US$14,3 bilhões).

E o desenho que a prefeitura está usando para garantir o direito de realizar o evento é de autoria do GMP Architekten, estúdio alemão que realiza grandes projetos no Brasil, como o estádio que sediará a Copa do Mundo de 2014 em Manaus.

Veja vídeo de apresentação de São Paulo para a Expo 2020:

Durante esta semana, a delegação do Bureau International des Expositions – empresa reponsável pela organização do evento – encontrou com representantes do poder público e privado nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo a presidente da República, Dilma Roussef, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que prometeu construir parte do complexo, mesmo que a cidade não seja escolhida.

Além dos pavilhões nacionais, cujo projeto e construção temporária são de responsabilidade dos países participantes, o parque de exposições prevê edifícios permanentes que totalizam mais de 160 mil metros quadrados, além de uma imensa torre de observação.

A área verde que abrigará o complexo, por sua vez, ocupa uma área três vezes maior do que a do parque do Ibirapuera, e será renovada de acordo com um projeto de paisagismo que prevê a recuperação dos cursos d’água e das áreas de vegetação nativa.

A prefeitura não se pronunciou sobre a participação de arquitetos brasileiros ou sobre a organização de concursos de arquitetura, mas, a principal bandeira da candidatura é a recuperação urbanística da imensa área da cidade atingida pelos investimentos.

A Expo 2020 está programada para o período entre os meses de maio e novembro. Após sua conclusão, o complexo seria transformado em um parque ecológico com centro de convenções e escolas, hospitais e centros culturais.

Além disso, o projeto prevê a a construção da futura linha laranja do Metrô e a modernização da linha rubi da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM), ambas contíguas à área do parque de Pirituba.

As outras cidades que participam da corrida são Ayutthaya, na Tailândia, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Izmir, na Turquia, e Ekaterinburg, na Rússia. O resultado da disputa será divulgado em novembro.