(Foto: Paul Clemence / ARCHI-PHOTO)

Projeto de Niemeyer está prestes a ser concluído na Alemanha

Elaborado em 2011, além de refeitório da fábrica Kirow/HeiterBlick, o volume também atenderá a eventuais programações noturnas

Projetada por Oscar Niemeyer, desde 2017 está em curso a transformação do antigo restaurante-cantina da fábrica Kirow/HeiterBlick, em Leipzig (ALE), para um novo pavilhão que, agora, além de comportar as refeições do expediente dos trabalhadores, também poderá abrigar atividades noturnas, como festas e jantares. O processo de finalização da obra não foi interrompido neste ano, porém, devido às condições atuais de isolamento perante ao cenário pandêmico, contará com inauguração formal aproximadamente em abril de 2021.

“Quando começamos a construir a Esfera Niemeyer, em 2017, eu estava lendo a carta que lhe enviamos contendo o resumo da extensão da cantina. Todos ficaram impressionados com forma grandiosa e simples que Oscar Niemeyer resolveu o desafio de colocar um pavilhão interessante no terraço, que seria ao mesmo tempo adequado como espaço do restaurante, atraindo muitos visitantes e transformando o local industrial em uma área urbana atraente e animada (…), com o objetivo de integrar a fábrica à cidade, trazendo beleza para um local onde normalmente não se esperaria”, conta Ludwig Koehne, dono da fábrica responsável pela produção de bondes e guindastes para as ferrovias e trens, ao Correio Brasiliense.

Para a construção do que chamaram de ‘Esfera Niemeyer’, foi necessário encontrar: engenheiros capazes de calcular a estrutura assimétrica complexa; uma empresa que construísse a estrutura com alta qualidade e custo razoável; e outra que pudesse desenvolver o vidro especial com tecnologia de cristal líquido –  a linha de produção desse novo tipo de vidro foi implantada apenas em 2019, dois anos depois do início da obra.

“Felizmente, a empresa Merck acabou de desenvolver um vidro do tipo cristal líquido que pode alternar a transmissão da luz, em menos de um segundo, de 50% para 2%. Estamos convencidos de que isso reduzirá o brilho e o consumo de energia – além do ruído do ar-condicionado – para que seja muito confortável no interior mesmo durante os verões. Nos invernos, temos a vantagem de ter um vidro quase transparente, o que contribui muito para a leveza e a beleza do espaço”, pontua o empresário.

Uma outra curiosidade que acompanha a construção desse espaço arquitetônico é a mudança, concedida pela prefeitura, do nome da antida rua para Niemeyer Strasse (em tradução literal, Rua/Estrada Niemeyer): “Já temos muito interesse dos habitantes de Leipzig. A Esfera Niemeyer é, pode-se dizer, o assunto da cidade. Como sinal de reverência a Oscar Niemeyer, a rua que leva tanto à Esfera quanto à fábrica foi renomeada para Niemeyer Strasse”, continua Koehne.

Vale dizer que, em 2007, Koehne vivenciou os primeiros contatos com a arquitetura de Niemeyer ao se dirigir à Brasília: “Estávamos negociando há mais de uma semana com a Thyssen Krupp na entrega de transportadores para a nova usina siderúrgica TKCSA, quando tive um dia de folga. A experiência de Brasília foi como visitar as pirâmides do Egito ou a Acrópole de Atenas. Uma sensação tão grande de espaço e proporções perfeitas. Passei as dez horas completas nos prédios, que pareciam um presente para a humanidade”, recorda o empresário.