1º colocado: Marianna Castellari e Giovanni Checchia de Ambrosio - Bolonha, Itália (Foto: cortesia Marianna Castellari e Giovanni Checchia de Ambrosio)

Projeto de habitação popular será implementado em países africanos

Fruto do concurso internacional promovido pela Archstorming, a proposta vencedora tem primeiro destino à uma família na Tanzânia. Saiba mais!

É de autoria dos italianos Marianna Castellari e Giovanni Checchia de Ambrosio o projeto vencedor do concurso internacional organizado pelo portal Archstorming. Com o objetivo de reduzir, na primeira fase de implantação, o déficit habitacional da Tanzânia – atualmente estima-se uma demanda de 3 milhões de unidades, associada ao requerimento anual de 200 mil -, futuramente a proposta também atenderá outros países africanos onde a habitação popular configura-se como problema crescente.

Segundo o edital do concurso, dentre outros aspectos projetuais relevantes para seleção dos primeiros colocados e designação de menções honrosas (especiais e honoráveis) – dentre elas uma oferecida à equipe brasileira Marcos Bresser, Henrique Dias e Daniel Petro Petry Zahoul -, foram supervalorizados aqueles embasados em formas construtivas mais eficientes e econômicas.

 

 

A primeira unidade do projeto escolhido já tem destino à família tanzaniana Jorejick, residentes em Getamock, uma pequena cidade no norte do país. A família inclui 19 pessoas, das quais 15 atualmente vivem na casa – na realidade, cabanas que carecem de água potável e eletricidade, onde hoje prevalecem infraestrutura precária, ambientes úmidos e escassez de alimentos nutritivos. Para configurar o programa de necessidades, portanto, os participantes deveriam apresentar projetos com seis quartos, sala de estar, cozinha externa e interna, chuveiros e latrinas, e área para criação de gado.

 

Para o resultado completo, acesse o site oficial do Archstorming.