Obra de Niemeyer, Teatro Popular reabre em Niterói, RJ

Agora com capacidade para 460 pessoas, o espaço, fechado desde 2009, passou por reformas que custaram R$ 800 mil

Parte do “Caminho Niemeyer”, série com seis projetos do arquiteto vencedor do Pritzker de 1988, o Teatro Popular de Niterói foi reformado e reaberto ao público no dia 25 de outubro. As obras para renovação do espaço, inaugurado em 2007, mas inativo desde 2009, custaram cerca de 800 mil reais, financiados pela prefeitura de Niterói e a empresa Ampla.

Entre as melhorias, estão inclusas a ampliação do número de assentos do auditório principal, de 320 para 460, reforma do espaço para exposições, projetor de filmes ao ar livre e palco para shows e apresentações, instalados na Praça do Povo, área externa do Teatro.

Às margens da Baía de Guanabara, o projeto de Oscar Niemeyer conta com linhas em referência ao movimento das ondulações marítimas. Cerâmicas do arquiteto conferem detalhes à fachada do volume, enquanto o foyer superior tem paredes cobertas por um amplo painel, que retrata uma manifestação popular.

A reabertura do Teatro Popular de Niterói está sendo celebrada por uma programação especial e terá a presença de dois grandes nomes do teatro de língua portuguesa, Fernanda Montenegro e a lisboeta Maria do Céu Guerra.

Para mais informações e a programação completa, acesse www.teatropopularoscarniemeyer.art.br