© Chen Hao

Projetado pelo Atelier Jean Nouvel, Museu de Arte Pudong abre ao público

Às margens do rio Huangpu, em Xangai, o museu assinado pelo estúdio francês passa a ser um dos principais centros de cultura da região

Localizado no distrito de Pudong, em Xangai, o projeto encabeçado pelo Atelier Jean Nouvel para o Museu de Arte foi concluído em julho de 2021 e agora abre-se finalmente aos visitantes. O terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados, às margens do rio Huangpu, passa a ser um dos principais centros de cultura da região.

O terreno está visual e fisicamente segregado do entorno por meio de um conjunto de árvores agrupadas na extensão de 700 metros que, juntamente ao jardim, configuram uma espécie de moldura à construção principal.

 

 

© Fotos Chen Hao

 

A materialidade em mármore é marco estético da edificação, assim como a interação da luz natural nos ambientes internos – ao longo de todo o percurso, o visitante encontra micro aberturas, ou janelas de maior porte, que o fazem reconhecer entorno em vistas para a cidade e rio.

 

© Chen Hao

 

Em menção às características high tech frequentemente incorporadas nas construções das grandes cidades chinesas, um dos principais atributos do museu consistem em telas interativas – duas chapas verticais, uma acima da cobertura do museu e outra no topo da torre de ventilação, conectam-se à noite por raios laser, delineando traços de luz no horizonte. Já na fachada oeste, vidros duplos, espelhos e saliências são aporte para instalações, apresentações ou projeções mutáveis.